O Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais, na região Central de Belo Horizonte, foi o palco da quinta edição do “Encontro com o Autor”, que recebeu este ano o autor mineiro Carlos Herculano Lopes, que teve sua obra literária A Dança dos Cabelos indicada para o Vestibular UEMG 2018.
Com um auditório repleto de vestibulandos e interessados em literatura, Lopes encantou a plateia com sua simpatia e saborosas histórias de escritor. Falou ainda sobre os desafios da profissão, dos caminhos do fazer literário, o processo criativo e sobre a importância da leitura em sua vida.
Carlos Herculano falou um pouco da sua trajetória pessoal, da vinda para Belo Horizonte, da carreira, do trabalho homérico que é escrever romances. Sempre destacava em sua fala a importância de se ter foco e objetivo. Cada cena de sua história revela-se uma oportunidade para reflexão sobre a própria trajetória.
O vídeo completo do encontro com Carlos Herculano está no final desta matéria.
A mesa de abertura da solenidade contou com a presença do reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, que apresentou os números da Universidade aos presentes e ressaltou a importância da realização do projeto, que já se tornou parte do calendário do Vestibular UEMG e afirmou sua amizade com o autor, compartilhando igualmente alguns causos vividos com o amigo.
Moraes Júnior afirmou que, apesar de jovem, a UEMG possui um belo caminho pela frente. Um caminho de prosperidade, credibilidade e solidez no cenário nacional da educação nacional e destaca que a instituição, com seus 146 cursos de Ensino Superior, sendo 117 na graduação e 29 na pós-graduação, está posicionada como a terceira maior Universidade pública de Minas Gerais.
Ao mencionar que a UEMG conta hoje com mais de 21.000 estudantes e que essa demanda vem crescendo ano após ano, o reitor ressalta o posicionamento e a representatividade da Universidade em Minas Gerais, informando que “a UEMG está presente em 21 cidades de Minas Gerais, sendo 16 no formato presencial e mais 5 cidades no formato à distância. Sendo a única Universidade com essa capilaridade no estado”.
Outro ponto destacado pelo reitor e bem recebido pelos candidatos participantes do evento faz relação com o papel social da universidade. Dijon demonstrou seu orgulho ao informar que "74% dos seus estudantes são oriundos da escola pública e esse resultado representa um verdadeiro recorde para o estado e também para o país. Resultado que é fruto de muito trabalho e planejamento", comenta o reitor que informou também, que a UEMG foi a primeira universidade do estado a implementar o Regime de Cotas.
A pró-reitora de Ensino da UEMG, Elizabeth Munaier, também compôs a mesa de abertura e igualmente destacou para os presentes o privilégio de se contar com a presença de um autor e com suas reflexões sobre a própria obra.
A mediação do encontro foi realizada pelo professor Agostinho Vieira Neto, que fez um resumo competente da obra e teceu análises que servirão como apontamentos dos estudos dos presentes.
A idealizadora do projeto Encontro com o Autor, que também responde pela Comissão para Acompanhamento e Avaliação do Vestibular (Coaave), a analista Márlei Glória Fernandes, afirma que o intuito do projeto transcende a aproximação do autor com sua obra: “O intuito é também aproximar o cidadão com o próprio ato de leitura, especialmente os mais jovens”, afirma. “Sabemos que as gerações mais novas têm lido cada vez menos, que buscam apenas resumos na internet e esse imediatismo tira deles a experiência plena da leitura”.
Ela ainda afirma que o êxito do projeto tem despertado até mesmo o interesse de outras instituições de ensino superior em adaptar eventos similares para seus calendários. “O Encontro cumpre muito bem esse papel de aproximação da literatura e candidatos”. Se ela está correta nessa análise? A fila que se formou após o evento para que os presentes obtivessem os livros, autógrafos e as contemporâneas selfies com o autor, confirma o sucesso do evento junto ao autor, que agradeceu pacientemente pela generosidade dos presentes.
Além do livro A Dança dos Cabelos, também foi indicado como obra literária para o Vestibular da UEMG 2018 o livro As Melhores histórias de Fernando Sabino: 50 textos escolhidos pelo autor.
Sobre o autor
Carlos Herculano Lopes, é jornalista e escritor.
Nasceu na cidade de Coluna, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais e começou a escrever ainda criança, aos 11 anos.
Em Belo Horizonte, se formou em Comunicação Social e em 1987, conquistou o Prêmio Lei Sarney, como autor-revelação. Também, dois de seus romances, Sombras de julho e O vestido foram levados ao cinema.
Carlos Herculano estreou na literatura em 1980, aos 24 anos, com a edição independente de O Sol nas Paredes, livro de contos que o próprio autor se encarregava de vender em bares e faculdades. Seu segundo livro foi Memórias da Sede, também de contos e o terceiro livro foi o romance A Dança dos Cabelos (1984), escolhido como uma das 2 obras para o Vestibular UEMG 2018.
Sinopse da Dança dos Cabelos
O romance traz, retalhos das histórias de três mulheres, três Isauras: avó, mãe e filha, entrelaçados de tal forma a resultar em uma só história da vida de apenas uma personagem, perseguida pela violência que marcou a três gerações que a construíram. Assim, o autor nos revela, com extrema suavidade e sem passar por lugares comuns, a dança da vida.