Vice-Reitor da UEMG e Assessora de Intercâmbio participaram de encontro na Universidade de Mineração de São Petersburgo na Rússia
A Universidade de Mineração de São Petersburgo foi palco, na última semana, de um evento que reuniu universidades da América Latina e da África. A proposta central foi discutir o desenvolvimento sustentável dos setores de extração e processamento mineral, visando criar um consórcio entre universidades latino-americanas e a Mining University, semelhante ao formado com as instituições africanas.
O Vice-Reitor, professor Thiago Torres, e a Assessora de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional, professora Lígia Freitas de Barros, representaram a UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) neste encontro realizado de 11 a 15 de dezembro. O foco foi estabelecer consórcios entre universidades para consolidar políticas na área de recursos minerais, formação de pessoal técnico e cooperação internacional.
Durante o evento, o Vice-Reitor Thiago Torres enfatizou que "a reunião marca um passo importante no sentido de formalizar um consórcio entre Universidades da Rússia e América Latina. A produção de conhecimento e tecnologias resultantes dessa parceria pode ser transformadora para os povos latino-americanos, fortalecendo e tornando independentes suas economias."
Ele destacou ainda a relevância da mobilidade acadêmica, grupos de pesquisa e investigação de novas fontes minerais com aplicações em áreas como agricultura e produção de alimentos.
A Assessora Lígia ressaltou a importância da participação da UEMG no evento na Mining University, e destacou o discurso do Reitor Vladimir S. Litvinenko, “pois reforça os valores de respeito e parceria que a Rússia tem com as universidades da América Latina. Acreditamos que um consórcio entre as universidades latino-americanas e a Mining University trará vantagens para ambas as partes, com a produção de pesquisa conjunta, publicações qualificadas e mobilidade de professores e estudantes."
Error