O quarto episódio do Saber em Movimento, publicado nesta quarta-feira (11/10), discute a importância das nascentes do cerrado para a manutenção das águas superficiais. A professora Eliana Panarelli, dos cursos de Engenharia Agronômica e Geografia e do mestrado em Ciências Ambientais da unidade acadêmica de Frutal, é a convidada do podcast de ciência da UEMG.
A pesquisadora busca realizar um diagnóstico das nascentes das cinco principais bacias hidrográficas de Frutal. A ideia é caracterizá-las para identificar os fatores que contribuem para a disponibilidade hídrica nesses ambientes, o que interfere, de forma direta, na manutenção das águas que correm sobre o solo, como os rios.
"Há todo um avanço da cana de açúcar para quase dentro dos córregos d' água, e a gente não tem um controle do gado bebendo a água fora dos cursos d’ água. Então, há muitos impactos ainda que prejudicam a qualidade da água superficial", afirma a professora Eliana.
A docente observa que a expansão do plantio de cana de açúcar e a crescente criação de pastagens para gado vêm ameaçando as nascentes da cidade, que, há menos de dez anos, chegou a sofrer com racionamento de água. E explica que, para evitar essas situações, o ideal não é recorrer às águas subterrâneas, mas trabalhar pela manutenção das águas que correm sobre o solo.
"Se a gente usa a água subterrânea de maneira a repor o que a gente não está cuidando da água superficial, logo, logo a gente vai ficar sem a subterrânea e sem a superficial. É preciso ter um cuidado com as águas superficiais, para a utilização delas em boa qualidade, e deixar as reservas subterrâneas para um futuro mais distante", defende.
A pesquisa vem sendo desenvolvida por outros pesquisadores e pesquisadoras, unindo diferentes procedimentos metodológicos. Animais invertebrados, terrestres e aquáticos, como abelhas e besouros, por exemplo, estão sendo utilizados como bioindicadores, para avaliação da qualidade da água e do entorno das nascentes.
Essas e outras informações são apresentadas no quarto episódio do Saber em Movimento. O podcast é uma produção da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UEMG e busca apresentar as pesquisas desenvolvidas pela instituição à comunidade universitária e à sociedade mineira.
Clique aqui e ouça o episódio em sua plataforma de áudio favorita.