Contraste |
| |

    Noticias

    Projeto sobre distúrbios do sono desenvolvido na UEMG Divinópolis faz levantamento das atividades realizadas em 2017

    Desenvolvido desde março do ano passado pela UEMG Divinópolis, por meio do Núcleo de Saúde Coletiva da Unidade, o projeto de pesquisa “Distúrbios do sono em indivíduos assistidos nas Unidades Básicas de Saúde e no Programa de Saúde da Família no município de Divinópolis”, realizou diversas atividades e participou de vários eventos em 2017.

    Entre os dias 6 e 8 de abril, o coordenador do projeto, professor Newton Santos de Faria Júnior, apresentou o trabalho, em formato de banner, durante a 4ª edição da Sleep and Breathing Conference (Conferência do Sono e da Respiração), realizada no Palais des Congrès – Marseille Chanot, em Marselha, na França. O evento foi promovido pela Sociedade Europeia Respiratória (ERS) e pela Sociedade Europeia de Pesquisa do Sono (ESRS).

    Já entre os dias 28 e 30 de setembro, o professor Newton, que também é coordenador de Pesquisa da UEMG Divinópolis, e a estudante de iniciação científica do projeto Jacqueline Alves, do 6º período do curso, apresentaram trabalhos durante o 16º Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, ocorrido no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ) (foto abaixo).

    Resultados do projeto também foram apresentados pelo professor Newton no Congresso Brasileiro do Sono 2017, realizado entre os dias 1º e 4 de novembro, no Expoville Centro de Convenções e Exposições, em Joinville (SC).


    O professor Newton durante apresentação de trabalho em conferência realizada em Marselha, na França

     


    Publicações
    Em outubro, o professor Newton publicou, na revista internacional “PLOS ONE”, editada nos Estados Unidos, o artigo “Evaluation of obstructive sleep apnea in non-cystic fibrosis bronchiectasis: a cross-sectional study”(“Avaliação da apneia obstrutiva do sono em bronquiectasias não fibrocísticas: estudo observacional”). O Qualis-Periódicos da revista é A1, considerado o mais elevado de acordo com o sistema de classificação de produção científica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) referente aos artigos publicados em periódicos científicos.

    O artigo foi escrito a partir do trabalho desenvolvido pelo professor no doutorado, finalizado em julho de 2015, no Programa de Mestrado e Doutorado em Pesquisa e Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho (Uninove) e com o Centro de Reabilitação Pulmonar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O artigo está disponível no link.

    Um resumo vinculado ao projeto também foi publicado na revista “Arquivos Brasileiros de Cardiologia”, que traz os resumos das comunicações apresentadas durante o 27º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia, realizado entre os dias 6 e 8 de julho, no Minascentro, em Belo Horizonte. O trabalho foi apresentado pela estudante bolsista Walquíria da Mata Santos. A publicação pode ser conferida no link.

    A estudante Jacqueline Alves durante apresentação de trabalho em congresso ocorrido no Rio de Janeiro (RJ)

     

    TCC
    O projeto também possibilitou o desenvolvimento, neste ano, do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Avaliação da capacidade funcional através do teste de caminhada de 6 minutos em indivíduos com insônia”, das estudantes Bruna Evelin Resende Silva Batista, Fernanda Carolina Lage Mendes e Graziela Virgínia Rodrigues, do 10º período de Fisioterapia da Unidade. O trabalho foi orientado pelo professor Newton e coorientado pelo professor Yves Raphael de Souza, da Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro (RJ).

    Junto com a aluna Walquíria da Mata Santos, as estudantes bolsistas Cíntia Aparecida Santos e Luisa Teixeira Pasqualotto, que também participam do projeto e estão no 8º período do curso, já iniciaram o desenvolvimento de um TCC sobre distúrbios do sono em pacientes com câncer.

    Aprendizado
    Os estudantes que participam do projeto ressaltaram a importância da pesquisa para a formação acadêmica. “Estar no projeto tem sido um aprendizado muito grande. Por meio dele, eu pude me relacionar com os pacientes e adquirir uma visão mais humana do indivíduo como um todo. Esta experiência fez e está fazendo com que eu consiga visualizar melhor o caminho que desejo seguir e os desafios pelos quais terei que passar para conquistar meus objetivos”, comentou a estudante de iniciação científica Layra Fernanda Martins, do 6º período do curso. “Desde que ingressei na Universidade, tinha o desejo de entrar em um projeto de iniciação científica. Hoje, entendo a importância de participar e contribuir com o nosso projeto. Mesmo sendo voluntária, o conhecimento que adquiri durante a execução do estudo excede as disciplinas e o conteúdo programático visto na sala de aula, uma vez que possuímos contato direto com a população em geral das UBSs. O conhecimento também se refere à parte de produções científicas, já que estamos sempre em busca de novas publicações e procurando enviar trabalhos para congressos de todo o mundo”,  enfatizou a estudante Jacqueline Alves.

    Para a estudante bolsista Sarah Cristina Vieira, do 6º período do curso e também integrante da equipe de trabalho da pesquisa, o projeto gera a transformação da comunidade. “É um desafio passar informação sobre sono de uma maneira simples, de um jeito que as pessoas entendem e coloquem em prática o que está sendo proposto. Mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante quando os participantes relatam melhora na qualidade de vida e de sono após seguir alguma orientação que havíamos passado e até mesmo a mudança de algum hábito prejudicial à saúde. E isso é muito bom para promover a saúde e o bem-estar”, assinalou. “Além disso, percebi que o projeto colabora com a formação de novos indivíduos e, consequentemente, a construção de uma sociedade mais digna. É uma vivência indescritível na qual ocorre uma troca muito enriquecedora. Estou sendo muito agraciada, pois o projeto proporciona ao aluno conhecer outro lado da profissão, de si mesmo e do ser humano”, completou.

    O projeto
    Segundo o professor Newton, o projeto, que deverá ser finalizado no começo de 2018, busca estimar, por meio de pesquisa realizada nas UBSs e nos PSFs de Divinópolis, a prevalência dos distúrbios do sono na população do município. “O perfil sociodemográfico de uma amostra de indivíduos assistidos nos locais será caracterizado por meio de metodologias utilizadas para descrever a qualidade do sono”, observou.

    Também integram a equipe do projeto os estudantes de iniciação científica Marcella Oliveira Rodrigues e Marco Túlio Tavares Seixas, do 6º período, Rúbia Lima Brandão, do 4º período, e Marcos Eugênio Mattos Rocha Faria, do 8º período do curso.

    A pesquisa do projeto está sendo desenvolvida por meio de bolsas da UEMG (PAPq e PAEx) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

    Saiba mais sobre o projeto:

    Projeto de pesquisa da UEMG Divinópolis estuda os distúrbios do sono na população do município

    Projetos Distúrbios do Sono – UEMG Divinópolis
    UEMG

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    Belo Horizonte - MG
    Cep31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8696 / 3916-8697

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2025 UEMG