Nesta semana, a Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) recebeu cinco novos pianos. Os instrumentos vão ser usados para o projeto de extensão "Piano, extensão e pesquisa: diversidade e música no Circuito Cultural Praça da Liberdade", coordenado pela professora Miriam Bastos.
A aquisição dos pianos tem, como objetivo, equipar os novos espaços culturais e a nova sede da Escola de Música. Assim, será possível ampliar o número de eventos, como concertos e cursos para o público em geral, consolidando e ampliando os projetos e pesquisa e de extensão da unidade acadêmica.
Além dos cinco pianos que chegaram – e já estão em uso –, outros 12 vão chegar até março de 2024. Os instrumentos musicais foram adquridos a partir da Resolução 511/2021 do Conselho Universitário (Conun), que regulamentou os Projetos de Pesquisa e Extensão Estruturais (PPEE), cujas execuções dependem da aquisição de bens ou serviços.
Com a melhora na infraestrutura da Escola de Música, a unidade almeja uma maior visibilidade no Circuito Cultural Praça da Liberdade. Além disso, espera um crescimento no ingresso de novos alunos.
Dessa maneira, UEMG busca cumprir o seu papel, tornando democráticos o acesso e o diálogo entre comunidade e universidade. Assim, há promoção da inclusão social, em benefício à vida, ao bem-estar, à inclusão de lazer e de conhecimento.