Comissão Paulo Freire se reúne com coordenadores de Extensão

No intuito de compartilhar informações e alinhar expectativas, foi realizado na manhã desta sexta-feira (02/07) um encontro virtual entre integrantes da Comissão do Centenário de Paulo Freire na UEMG, coordenadores e coordenadoras de extensão das unidades acadêmicas da Universidade, além de discentes bolsistas de Extensão e representantes da Assessoria de Comunicação da Universidade. Agentes que fazem parte dos esforços pela programação comemorativa dos 100 anos de nascimento do célebre pedagogo.

O pró-reitor de Extensão da UEMG, Prof. Moacyr Laterza Filho, marcou presença na reunião: “É uma satisfação acompanhar esse processo de construção coletiva, refletindo o próprio pensamento de Paulo Freire, numa ação adaptada às peculiaridades de cada unidade”, comentou. Também representando a Pró-Reitoria de Extensão, que está dando suporte ao movimento comemorativo na UEMG, a professora Janayna Alves Brejo participou da condução dos trabalhos.

Já o professor Daniel Chacon, outro condutor da conversa, juntamente com a professora Aline Choucair – ambos da Faculdade de Educação (FaE-UEMG) e da Comissão do Centenário –, disse que falar de Paulo Freire é “abordar a luta em prol de uma educação emancipadora”.

Convite
    Em parceria com a Comissão do Centenário Paulo Freire da UEMG, a FaE lançou no mês passado um encarte que resume as atividades já programadas e que chama as unidades acadêmicas, grupos e núcleos de pesquisa da Universidade a fazerem parte das celebrações, por meio de iniciativas que promovam o debate sobre o pensador, suas práticas e sua obra. A peça ainda recomenda algumas boas práticas paras as ações concebidas com esta finalidade.

Nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife (Brasil), Paulo Freire é tido como um dos maiores intelectuais do Brasil, renomado mundialmente no campo da Educação.

A UEMG, juntamente com outras Universidades, escolas, movimentos sociais e instâncias culturais, promoverá uma série de atividades e diálogos em comemoração ao centenário de seu nascimento.

Tags: ,