Unidade Passos | Centro Acadêmico promove debate sobre Liberdade de Imprensa

Karine Gosta – 5º período de Jornalismo (Redação Agência Escola)

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (03), no Bloco 6 da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos, uma mesa de discussão com o tema “A liberdade de imprensa dentro da atual conjuntura política brasileira”, em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Organizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo Machado de Assis, os convidados relacionaram o tema com a atual situação do jornalismo no país.

A mesa foi composta pelos professores do curso de jornalismo Adriana de Oliveira Dias, Jean Carllo de Souza Silva e Rosangela Ferreira Borges. O evento também contou com o professor e diretor da Unidade, Itamar Teodoro de Faria.

Um dos pontos principais abordados foi o papel do jornalista como veiculador e detentor do direito à informação e como os próprios meios de comunicação silenciam e censuram seus jornalistas. Outro ponto discutido foi a situação na qual se encontram as mídias e os profissionais da área de comunicação no atual governo federal brasileiro.

Itamar Teodoro de Faria falou sobre a importância desse tipo de discussão e da participação dos discentes: “Os intelectuais e os jornalistas ocupam a linha de frente da crítica sobre a realidade vivida. A conjuntura política atual torna fundamental mantermos uma permanente reflexão e debate, bem como a construção de posicionamentos políticos em favor das liberdades e direitos fundamentais. A participação dos alunos é de extrema relevância, uma vez que a formação acadêmica não se dá apenas em sala de aula. O engajamento nas múltiplas dimensões da vida acadêmica, em sintonia com as demandas da sociedade, é que permite uma formação integral e crítica”.

Foto: Lucas Oliveira
    Foto lucas Oliveira 2