Professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a artesã, artista visual e bonequeira-atriz Cássia Macieira oferece, entre 10 de janeiro e 28 de fevereiro de 2023, o curso “O verbal e o não verbal no livro ilustrado”. Com inscrições abertas até 30 de dezembro, o curso será aberto ao público, online e gratuito.
Ao longo de dez aulas gravadas, a professora Cássia Macieira vai mergulhar no universo do livro ilustrado. Nos três primeiros encontros, a docente vai falar sobre a teoria da cor e ilustradores; uma introdução à semiótica; e a origem da escrita. Em seguida, prossegue falando sobre o que é o livro ilustrado; a cultura visual e o ilustrador; e o verbal e o não verbal, com base no clássico "Chapeuzinho vermelho".
O curso avança com aulas sobre a intermidialidade e o livro-imagem, a partir das obras "Bárbaros", de Renato Moriconi, "O lobo mau se deu bem", de Suppa, e "Victor e o Jacaré", de Mariana Massarani. Por fim, o verbal e o não verbal são discutidos com base nos livros "Mais com mais dá menos", de Bartolomeu Campos de Queirós, e "Rosa", de Odilon Moraes.
As aulas vão ser disponibilizadas até o dia 10 de janeiro, no YouTube. Estudantes de design, artes, edição, letras e pedagogia são o público prioritário, mas qualquer pessoa pode se inscrever. Além disso, haverá certificado de 10 horas/aula.
O curso “O verbal e o não verbal no livro ilustrado” é realizado em contrapartida à "Oficina de bonecas pretas", projeto de extensão da UEMG levado a Lagoa Santa pela professora Cássia Macieira, entre agosto e setembro deste ano. A iniciativa teve apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e buscou discutir o racismo em uma das regiões mais vulneráveis da cidade da Região Metropolitana, o bairro Palmital.
Porta de entrada para a criança na arte
A ilustradora tchecoslavaqua Kveta Pacovská, referência na literatura infantil, afirma que o livro ilustrado é a porta de entrada para a criança na arte. Para a professora Cássia Macieira, trata-se de um produto sofisticado, porque traz consigo diversas questões vinculadas à estética.
"Tudo está entrelaçado. O design gráfico, as técnicas das artes, questões ideológicas, os paratextos, já que o livro já começa na capa. E também há uma sofisticação do leitor, porque o livro o compreende como capaz de entender os códigos estéticos", afirma.
No livro ilustrado, a narrativa é contada por meio de imagens e palavras. Os elementos se complementam, um estando a serviço do outro, de modo que tanto o verbal quanto o não verbal são importantes para a compreensão da história.
"A ilustração tanto pode enfocar algo que o texto escondeu, quanto também pode contrapor. Eu posso contar uma história com as palavras, mas usando as imagens para subverter o texto. E vice-versa", explica a professora.
Quando se fala em livro ilustrado, não há unanimidade em relação ao termo "literatura infantil", já que a categoria não se limita às crianças. A leitura, feita por camadas, não subestima as crianças e demais leitores, sem adocicados, didatismo e moralismo.
Elias Fernandes - ASCOM/UEMG
Guilherme Guimarães - Estagiário ASCOM/UEMG