Teve início, nessa terça-feira (22/11), a 24ª edição do Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O evento é o maior da categoria, promovido para a divulgação institucional das atividades de pesquisa e ações extensionistas da UEMG.
A solenidade de abertura, realizada online, contou com a presença da gestão superior e foi transmitida pelo canal da TV UEMG no Youtube. A reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, destacou que o evento é reflexo do trabalho feito pela comunidade acadêmica.
“Nós estamos em 21 municípios, somos uma universidade muito grande e também temos grandes dificuldades, grandes desafios a enfrentar. Mas vencemos o ano de 2022 fazendo um balanço muito positivo, no sentido de que, nunca antes na história da UEMG, tivemos tantos recursos de investimentos”, disse.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Vanesca Korasaki, destacou a ampla participação da comunidade acadêmica, quase quatro mil inscritos e mais de mil produções, entre apresentações de banners, comunicações orais e atividades artísticas e culturais. Além disso, também celebrou o investimento feito pela UEMG.
“Somente do recurso institucional, aquele que é da própria UEMG, contabilizamos 578 bolsas de extensão para discentes, 100 de professores orientadores extensionistas, 25 bolsas de mestrado e doutorado, sendo 4 para alunos estrangeiros, e ainda para o ano de 2023 teremos mais 7 bolsas para alunos estrangeiros”, afirmou.
Para o Pró-Reitor de Extensão, professor Moacyr Laterza, ao longo de 24 anos, o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG buscou se reinventar para acompanhar as contínuas modificações que delinearam a instituição. Por isso, esta edição do evento contou com o uso das ferramentas digitais e online, eficientes tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do ponto de vista logístico e financeiro.
“Este ano não é diferente e o formato proposto para o Seminário pretende dar maior protagonismo às Unidades Acadêmicas, sem, no entanto, deixar de promover o diálogo, o intercâmbio e a interação entre elas”, disse.
Também estavam presentes o vice-reitor da UEMG, professor Thiago Torres Costa Pereira, o chefe de Gabinete da Reitoria, Raoni Bonato da Rocha, e a professora Fernanda de Oliveira Bustamante, coordenadora-geral do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia) e doutora em genética e melhoramento de plantas. A docente ofereceu a palestra "NIT: o que é e por que é importante para você", durante a abertura, e respondeu a perguntas sobre o tema.
A 24ª edição do Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG ocorre até sexta-feira (25). Híbrida, a programação possui atividades presenciais e online.
.
O Governador Romeu Zema enviou um vídeo a partir de convite enviado pela Faculdade de Educação e Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios. Leia a matéria aqui.
Assista a mensagem do Governador