Dúvidas Frequentes - EaD

O que é educação a distância ou EaD?

Entende-se como educação a distância a modalidade educacional que enfatiza o processo ensino-aprendizagem, no qual a mediação didático-pedagógica ocorre com a utilização de meios e tecnologias de comunicação e informação entre professores e estudantes, desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

Nesse contexto, a UEMG como Universidade multicampi se apropria de conceitos e metodologias acerca dessa modalidade de ensino para ampliar seu campo de atuação em nível de graduação, pós-graduação e extensão.

Quais os cursos ofertados a distância pela Universidade?

A UEMG oferta cursos em nível de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade a distância e semipresencial.

Por meio de convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a UEMG oferta cursos de graduação em Pedagogia - licenciatura e Administração Pública - bacharelado, e dois cursos de Pós-graduação Lato Sensu: Gestão Pública e Gestão Pública Municipal.

Em nível de extensão, a Universidade oferta cursos para a comunidade acadêmica abordando temáticas diversas.

Como ingressar nos cursos EaD da UEMG?

Para ingressar nos cursos ofertados a distância pela UEMG, o(a) interessado(a) deve acompanhar o calendário e a abertura de editais de vestibular – para cursos de graduação – ou de seleção – para cursos de pós-graduação lato sensu – ou ainda, no caso da extensão, atentar-se aos avisos nas Unidades Acadêmicas e demais informações disponíveis no site www.uemg.br. O(A) candidato(a) deve realizar inscrição e atender aos critérios definidos no processo seletivo para ingressar nos cursos.

É possível fazer transferência de um curso presencial para um curso EaD?

Sim. Para verificar as regras e procedimentos necessários para transferências Presencial - EAD ou EAD - Presencial, o(a) interessado(a) deverá conferir todas as informações divulgadas nos respectivos Editais, na página da UEMG.

O diploma de um Curso EAD tem a mesma validade de um Curso presencial?

O diploma de um curso superior a distância possui o mesmo valor que o obtido em um curso presencial, uma vez que, para ter validade em território nacional, o curso deverá possuir reconhecimento do MEC, sendo ele presencial ou EaD.

Os cursos de graduação são 100% a distância ou existem encontros presenciais nos cursos?

Em acordo com a Resolução CNE/CES 1/2016, que estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância, os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UAB/UEMG na modalidade a distância possuem encontros presenciais previstos no projeto pedagógico do curso e em seu calendário. Desta forma, os encontros ocorrem em dias previamente agendados nos Polos de Apoio da UEMG.

O que são Polos de Apoio?

São locais devidamente credenciados pelo MEC, UEMG e UAB para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas, presenciais, relacionadas aos cursos e programas ofertados a distância pela Instituição. É no polo que o estudante realizará as atividades de tutoria presencial, avaliação (provas, exames, etc.) e terá acesso a bibliotecas, laboratórios, podendo utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos com a instituição.

Para saber quais são os Polos e os cursos ofertados em cada um deles, acesse a página dos mesmos.

Como obter mais informações sobre os cursos EAD ofertados na UEMG?

No item "Cursos a Distância", da página da EaD UEMG, selecione o curso que deseja conhecer melhor e entre em contato com a coordenação do mesmo por meio do número e/ou e-mail disponibilizado em sua página.

O que são AVA e Moodle e como se relacionam?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é a plataforma virtual utilizada para realização de cursos ofertados nas modalidades a distância e semipresenciais.

Já o Modular Object Oriented Dynamic Learning Enviroment, (ou "Ambiente de Aprendizagem Modular Dinâmico e Orientado", em português), mais conhecido como Moodle, é um software livre de apoio à aprendizagem em ambientes virtuais, que permite a integração entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (Professores, tutores, alunos, etc) e a administração de cursos virtuais, como páginas para disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem.

Apesar de possuírem funções distintas, ambos se complementam uma vez que só é possível ter acesso ao AVA a partir de um programa de aprendizagem que permita a aplicação de métodos relacionados ao curso ofertado.

Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?

Para ter acesso, siga as orientações disponíveis neste infográfico.

Qual o contato da educação a distância da UEMG?

Para realizar contato com a Coordenadoria de Educação a Distância, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou envie uma mensagem por meio do Fale Conosco online ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..