EVENTOS UEMG

• 10:00 am - 12:00 pm
    • Unidade:

Sobre o Evento

O Mestrado em Artes, oferecido pela Universidade do Estado de Minas Gerais, convida para a defesa de dissertação do mestrando Pedro Henrique Mendonça Marques, intitulada A Filarmônica é Nossa: Concepções e práticas de formação de público e processos de mediação na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais".

A banca ocorre presencialmente no dia 28 de fevereiro de 2024,  às 10h, na sede Programa de Pós-graduação em Artes (Rua Paraíba, nº 232, Bairro Santa Efigênia - BELO HORIZONTE/MG).

RESUMO

Atualmente a música de concerto é, também, uma questão de política pública e o acesso a salas de concertos é tão importante quanto o acesso a um museu e seu acervo. Como as instituições podem aproximar o povo dessa forma de expressão? Essa questão envolve a criação de iniciativas que devem considerar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos e afins. Levando em consideração os fatores envolvidos, o planejamento dessas iniciativas deve ser feito com cuidado e atenção. Esta pesquisa busca entender, por meio da literatura elencada, como os processos de mediação e formação de público se dão nas ações desenhadas em torno da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais visando atingir um público mais amplo.

COMISSÃO EXAMINADORA

Prof. Dr. José Márcio Pinto de Moura Barros (Orientador/Presidente da Banca)
    Prof. Dr. Marcelo de Magalhães Cunha (Examinador Interno)
    Profa. Dra. Ana Carolina Malaquias Pietra (Examinadora Externa)