EVENTOS UEMG

• 12:00 am - 12:50 pm
    • Unidade:

Sobre o Evento

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER/ FaE) e o curso de Ciências Jurídicas da Unidade Diamantina promovem, entre os dias 23 e 26 de outubroI CONGRESSO INTERNACIONAL ÉTNICO-RACIAL DA UEMG: 20 ANOS DE POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E (IN) JUSTIÇA TERRITORIAL NA PERSPECTIVA DA REPARAÇÃO HISTÓRICA.

O congresso nasce das reflexões de pesquisadoras e pesquisadores negros da UEMG e de outras universidades públicas no Brasil e no exterior, no sentido de apresentarem suas construções técnico-científicas no campo da educação para relações étnico-raciais, trazendo um balanço crítico das duas últimas décadas de políticas de promoção da igualdade racial.

No ano de 2023, que insta 20 anos da lei 10639/03, observam-se ainda resistências para implementação de currículos alicerçados verdadeiramente na aplicabilidade da lei, obstacularizando que componentes obrigatórios sobre o legado africano e afro-brasileiro sejam visibilizados.

O evento será realizado na modalidade a distância, com utilização da plataforma Streamyard, com exibição para os congressistas pelo YouTube. Estão previstas palestras, conferências e apresentações artísticas com professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e participação de ativistas e membros da sociedade civil organizada.

As inscrições estão abertas e voltadas a professores e pesquisadores da UEMG e de outras instituições interessadas.