EVENTOS UEMG

• 12:00 am - 6:00 pm
    • Unidade:

Sobre o Evento

Imagem1A Mostra de Cutelaria Artesanal Mineira propõe expor, discutir e promover a cutelaria artesanal produzida em Minas Gerais através da realização de um evento com a presença de quinze a vinte cuteleiros mineiros selecionados pela curadoria. Eles exibirão seus trabalhos em estandes na grande galeria do Espaço Cultural da Escola de Design (ECED), localizado na Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Feira, exposição, palestras e depoimentos, sala de audiovisual e oficinas estão entre as atividades da Mostra. Será um fim de semana no mês de novembro de imersão total nesta arte utilitária das lâminas em diálogo com o design. A Mostra visa fomentar a atividade cuteleira ao trazer artesãos de várias partes do estado para exibir seus trabalhos, abrangendo tipos, estilos, materiais e processos variados.

A Mostra homenageará o cuteleiro Daniel Gontijo, formado em design de produto na Escola de Design da UEMG. Uma de suas criações, a faca Cheff, voltada para a culinária, ilustra o cartaz da Mostra. Daniel Bahia Gontijo vive em Sete Lagoas. Ele criou a marca Organik knives (ORK) - https://www.organicknives.com - , que só utiliza madeiras para cabos e suportes provenientes de poda, de demolição e de árvores tombadas pelas intempéries, além de aproveitar exclusivamente retalhos de couro de selaria para as bainhas. Suas criações têm se destacado em eventos de design e culinária. Daniel Gontijo terá um estande na Mostra e fará uma palestra sobre sua trajetória na cutelaria e no design.

A Mostra de Cutelaria Artesanal Mineira é uma realização do projeto Cutelaria mineira: o design de lâminas artesanais no estado de Minas Gerais, aprovado no edital 11/2022 do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPQ) da UEMG e desenvolvido na Escola de Design da UEMG. Tem a parceria do Laboratório de Ensaios, Modelagem e Prototipagem (LEMP) da Escola de Design da UEMG. E conta com o apoio do Centro de Estudos Multissensoriais Aplicados (CEMA) da Escola de Design da UEMG, da Associação de Cutelaria Artesanal Mineira (CARMIN) e do Fio das Gerais – Museu da Cutelaria.

Local: Espaço Cultural da Escola de Design (ECED) da UEMG

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1434 – Praça da Liberdade – Belo Horizonte

Data: 11 e 12 de novembro de 2023 (sábado e domingo)

Horário: 10 às 18h

Programação

Exposição em estandes da produção de 15 a 20 cuteleiros mineiros selecionados pela organização, com venda de peças.

Oficina de forjamento (com Iel Queiroz e Edu Guimarães)

Oficina de afiação de facas (com Yann Thomas)

Exposição do acerto da Moraes Knife: composto de bigornas antigas (uma delas do século V; outras, francesas do século XIX), dentre outros artefatos.

Sala de audiovisual com exibição de filmes sobre o tema da cutelaria.

Projeção de filmes de cutelaria em parede na galeria do Espaço Cultural.