Sobre o Evento
A exposição foi prorrogada até o final do mês e continua atraindo curiosos sobre a polêmica obra do artista visual, que mistura literatura, desenho, erotismo e uma forte crítica à publicidade, à mídia e ao conservadorismo
Da palestra desta quinta-feira (20/06) e da convidada:
Releitura do livro ‘Coisa de louco’, em articulação com a noção de “coisa literária”, de Shoshana Felman, buscando situar, no projeto do livro, o trabalho de Sebastião Nunes. Seja como poeta (o primeiro ensaio do livro é justamente sobre um de seus poemas), seja como responsável pelo projeto gráfico do livro, seja ainda como “sujeito impuro” (Barthes), Tião Nunes foi aquele que reuniu, em suas múltiplas facetas, as qualidades essenciais para realizar um trabalho gráfico em empatia com a figura de Arthur Bispo do Rosário, ponto central do livro Coisa de Louco. Por essa razão, é possível falar de uma “coisa de Tião”, que terminou por se constituir, ao lado do trabalho de Bispo do Rosário e da pesquisa que deu origem ao projeto – “A devoração da imagem: o poético e o psicótico” (CNPq/1991-1995) –, em uma das assinaturas desse livro.
Lucia Castello Branco é doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, e professora titular da Faculdade de Letras dessa mesma instituição, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, poesia, feminino, psicanálise, tradução e Maria Gabriella Llansol. Além disso, Lucia é escritora e tem diversos livros publicados, tanto na área da teoria e crítica da literatura, quanto na ficção e na literatura infantil e juvenil. Alguns de seus livros são: ‘O que é erotismo’, ‘O que é escrita feminina’, ‘A traição de Penélope’, ‘Desiderare’, ‘A falta’, ‘Nunca mais’ e ‘O amor não vazará meus olhos’.
Visitação
A exposição pode ser conferida no Espaço Cultural da Escola de Design (Rua Gonçalves Dias, 1400 - Funcionários, Belo Horizonte - MG) de quarta à sábado, das 14 às 19h, com possibilidade de agendamento de visitas (grupos) pelos contatos: (31) 3439-6514 e/ou espacocultural.design@uemg.br.