O óleo de cozinha é um insumo popular na cozinha brasileira, sendo utilizado para o preparo de diversos alimentos. Deve ser utilizado apenas uma vez, sendo descartado após o uso. Diante disso, sem o conhecimento da forma correta de descartar esse resíduo, a população o faz irregularmente no esgoto, no sistema de drenagem, no solo ou nos corpos d’agua, gerando grandes impactos ambiental e social, como a morte de animais aquáticos, porque, visto que o óleo é uma substância insolúvel em água, gerando uma película na superfície da água impedindo a troca de oxigênio e a penetração da luz.Além disso, quando descartado no solo, o óleo causa a morte da vegetação e atrai vetores de doenças.
Por sua vez, quando descartado no esgoto ou no sistema de drenagem urbana, causa o entupimento dos encanamentos, gerando o retorno do esgoto, enchentes durante o período de chuvas e rompimento do encanamento. Logo, é de extrema importância a realização de uma logística reversa com o óleo residual.
Além da reciclagem de óleo de cozinha usado, o Projeto Uma Mão Lava a Outra visa à conscientização da comunidade sobre as consequências do descarte irregular do óleo e o estabelecimento do projeto como um ponto de coleta na comunidade. Para isso. foram realizados workshops em escolas municipais e com 'acadêmicos da UEMG, durante o II Fórum de Engenharias e também alunos da Escola Estadual Padre Oswaldo de Podestá, da cidade vizinha Bela Vista de Minas.
Os workshops realizados contêm as seguintes etapas:
- Apresentação do projeto, abordando seu objetivo, a história, a fabricação do sabão e a didática da ação do sabão na higienização;
- A realização de um quiz pela plataforma digital Kahoot, para verificação da conscientização ambiental, e a fabricação do sabão com os participantes.
Foram realizados ainda iniciativas como varais solidários durante a Semana do Meio Ambiente na entrada da UEMG (sede Bairro Santa Bárbara) e nos eventos realizados na Praça do Povo e na Área de lazer Bela Villa, pelas Secretarias de Meio Ambiente de João Monlevade e Bela Vista de Minas, respectivamente.
Outra iniciativa relevante foi a realização de uma pesquisa local com 251 pessoas sobre descarte de óleo de fritura, com a finalidade identificar como descartam o óleo de cozinha. Entre outras questões pertinentes, percebeu-se que 40% dos respondentes descartam o óleo usado inadequadamente e que 22% dos respondentes desconhecem as consequências do descarte incorreto desse resíduo.
Durante a realização das oficinas e varais solidários, o projeto arrecadou uma quantidade significativa de óleo junto as escolas e prefeituras municipais. É possível afirmar que as ações promovidas geraram resultados promissores tanto para o projeto e universidade, quanto para a comunidade, gerando evidente impacto socioambiental.
Equipe:
Professora Fabrícia Nunes de Jesus Guedes
Professor Agostinho Ferreira
Bolsistas:
Alexia Kenia Lage Ferreira
Juan Nunes Ferreira
Material de divulgação do Projeto