“Perspectiva Crítico-Superadora no Xadrez e Infância/Adolescência”: inscrições abertas

O Projeto de Extensão CONHECENDO O JOGO DE XADREZ E SEU USO NA EDUCAÇÃO ofertará uma série de momentos de formação com questionamentos e trocas de conhecimento sobre o xadrez como lazer, jogo, esporte, ciência e arte.

Mais informações:

• Pré-requisito: interesse pela investigação acerca do jogo/esporte/ciência/arte do xadrez e a educação para crianças e adolescentes.

• Período de inscrições: de 24/05 a 01/06/2022 pelo seguinte link (copie e cole no navegador): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCaUJdAFwTIycgcqbR_3wBGB-SflKD02ezNes7QqUyjsPxnA/viewform?usp=pp_url

• Carga-horária: 15 horas divididas em sete encontros semanais.

• Dia dos encontros: nos sábados 04/06, 11/06, 25/06, 02/07, 09/07, 16/07 e 13/08 das 15 às 17h (excepcionalmente em 13/08 será de 3 horas).

• Número de vagas: 50.

• Datas: início em 04/06/2022 e término: 13/08/2022.

• Acesso: para fazer o curso – que ocorrerá de forma online, com exceção de um ou dois encontros – é necessário instalar o Microsoft Teams no computador ou celular e cadastrar no software o mesmo e-mail que você informou na inscrição (se você é da UEMG, coloque apenas o e-mail institucional). Para possibilitar uma melhor comunicação entre os participantes, teremos um grupo de WhatsApp para os momentos de formação. Forneça o nome completo, sem abreviações.

• Objetivo: oferecer formação básica sobre o jogo, esporte, ciência e arte do xadrez, via internet, a estudiosos da educação, oficineiros, monitores, professores e interessados em xadrez e educação, que atuam ou têm a pretensão de atuar em ambientes escolares e não-escolares ou que tenham como objetivo conhecer o jogo do xadrez relacionado a temas do campo da educação. Abordaremos a relação entre o xadrez, a educação física, a psicologia educacional e a filosofia, e, em nível introdutório, indicaremos possibilidades de pesquisa sobre o tema.

fae 2022 proj ext xadrez mai

Endereço - Educação