História da UEMG Abaeté

O ISAF e ISAB foi criado em 2002 e 2004, respectivamente através de uma ação de consolidação das metas de expansão da FUNEDI pelo Centro-oeste de Minas Gerais, em articulação com os poderes públicos municipais para promover o desenvolvimento social, mudanças significativas no habitus e na qualidade de vida da população.

A consolidação do ISAB em Abaeté e a implantação de novos cursos puderam beneficiar estudantes de nove cidades da região (Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Dores do Indaiá, Ibitira, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Quartel Geral, Paineiras e Pompéu) O que reafirma a proposta do Instituto de “buscar a descentralização da educação, com o objetivo de valorizar e desenvolver as potencialidades de comunidades locais, de modo a que possa o interior do Estado contar com o talento e a força produtiva de seus jovens, ao passo que se desafoga o sistema educacional e o mercado de trabalho das grandes cidades”.

A partir do dia 3 de setembro de 2014, as atividades de ensino, pesquisa e extensão mantidas pela FUNEDI foram absorvidas pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Assim, essas unidades acadêmicas passam a oferecer ensino público e gratuito, em diversas áreas do conhecimento.

Endereço - Abaeté

UEMG - Unidade Abaeté