Contraste |
| |

    Projetos de extensão

    Projetos de extensão

    Projeto: Letramentos acadêmicos: leitura-escrita, autoria e produção científica na graduação.

    Coordenadora: Nicole de Santana Gomes

    Participante: Gisele Cândida Rodrigues (bolsista)

    Edital: PAEX 01/2023

    Resumo: O projeto tem como objetivo fomentar na prática de seus participantes a construção de estratégias enunciativas dos discursos que circulam no domínio acadêmico-científico, a partir da relação entre teoria e prática da apropriação da leitura/escrita destes textos. A metodologia de trabalho se organiza a partir de três pilares: a) compreensão e análise das escritas no campo acadêmico-científico; b) abordagem dos gêneros acadêmicos e suas situações comunicativas; c) discussão de questões relacionadas à escrita e à gramática dos textos; d) noções sobre o campo acadêmico-científico, sua construção, funcionamento e legitimidade. Os encontros são organizados de forma híbrida (parte remota e parte presencial) e acontecem a partir de discussão teórica e de atividades práticas de escrita e correção por pares.


    Projeto: História em Diagnóstico

    Coordenador: Ygor Klain Belchior

    Participantes: Tiago Teixeira Freire (bolsista) e Valéria de Souza Mariano (bolsista)

    Editais: PAEX 08/2023 e PAEX 17/2023

    Resumo: O "História em Diagnóstico" funciona da seguinte maneira: toda semana um(a) professor(a) coordenador(a) traz um debate acadêmico para o grande público, ao vivo, e de forma gratuita. Posteriormente, os episódios são editados e carregados no canal do curso de História-Campanha, no Youtube, para que sejam igualmente vistos em formato gravado. Os objetivos do Programa são: popularizar a linguagem e o acesso aos debates acadêmicos pelo público geral; promover discussões científicas, com convidados externos, tendo como foco o desenvolvimento intelectual dos nossos alunos e do restante da audiência; promover reflexões acerca do uso da linguagem visual e digital no Ensino de História; estudar a influência e o papel da internet na popularização do conhecimento acadêmico.


    Projeto: Plataforma Digital Diálogos em Educação Especial: Inclusão e Humanização

    Coordenadora: Carla Maria Nogueira de Carvalho

    Participantes: Bruna de Andrade Soares (bolsista); Raphaelle Cristina Silva; Vagner Francisco Martelo; Lucimara Destéfani de Souza Penha; Cristiana Fonseca de Castro Oliveira; Maria Teresa Junqueira Vasconcellos; Mara Lucia Rodrigues Costa e Nilson de Matos Silva

    Edital: PAEX 01/2023

    Resumo: Ao lado do direito à igualdade, surge também, como direito fundamental, o direito à diferença. Importa, então, o respeito à diferença e à diversidade, o que lhes assegura um tratamento especial e é exatamente aí que se encontra o cerne da contribuição da plataforma digital criada. A mesma fomenta reflexão, discussão e formação a favor da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva por meio de Plataforma Digital, ofertando cursos, oficinas, rodas de conversa, entre outros.


    Projeto: Ciclo de Estudos do LEPHAMA

    Coordenador: Ygor Klain Belchior

    Participantes: Hebert de Oliveira Santos de Lima (bolsista) e Fernando Antônio Nani Carvalho Junior (bolsista)

    Edital: PAEX 08/2023

    Resumo: Visando trabalhar a relação entre Extensão universitária e divulgação científica, tem como objetivos popularizar a linguagem e o acesso aos debates acadêmicos pelo público geral; promover discussões científicas, com convidados externos, tendo como foco o desenvolvimento intelectual dos nossos alunos e do restante da audiência; promover reflexões acerca do uso da linguagem visual e digital no Ensino de História; estudar a influência e o papel da internet na popularização do conhecimento acadêmico. O Ciclo de Estudos atua por meio de quatro ações extensionistas, a saber: um ciclo de palestras em formato de LIVE a respeito de um tema sobre antiguidade, ou medievo, ou arte; um grupo de estudos acerca do tema escolhido para o ciclo de palestras aberto ao público externo; o Viva Vox, o qual almeja a produção de pitchs das pesquisas acadêmicas realizadas pela laboratório, com base na temática do ciclo; e, por fim, a manutenção de um perfil no Instagram cujo foco é a divulgação de memes com conteúdo didático.


    Projeto: Preservação, catalogação e oficinas de paleografia no Centro de Memória Cultural Desembargador Manuel Maria Paiva de Vilhena (CEMEC-SM): entre a manutenção e a expansão do acervo

    Coordenadora: Simone Cristina de Faria

    Participantes: Márcio Eurélio Rios de Carvalho; Breno de Souza Costa (bolsista); Leonardo Spina Arruda (bolsista); Igor Barbosa Candido (bolsista) e Mariela Aparecida Ribeiro (bolsista)

    Edital: PAEX 08/2023

    Resumo: O principal objetivo desse projeto é dar continuidade ao processo de manutenção do acervo do Centro de Memória Cultural Desembargador Manuel Maria Paiva de Vilhena (CEMEC-SM), bem como realizar a higienização, organização e catalogação de centenas de documentos recentemente salvos pelo centro e ainda prosseguir com a realização das oficinas permanentes de paleografia.


    Projeto: Catalogação e digitalização dos Inquéritos Policiais Militares (IPMS) da cidade de Campanha – MG (1964-1970)

    Coordenador: João Batista Teófilo Silva

    Participantes: Renato Garotti Ribeiro (bolsista)

    Edital: 01/2023

    Resumo: Este projeto de Extensão tem como objetivo geral catalogar e digitalizar o acervo correspondente aos Inquéritos Policiais Militares (IPMs) oriundos de órgãos estatais que atuaram no contexto repressivo da ditadura militar instaurada após o golpe de 1964. Mais especificamente, os IPMs encaminhados às autoridades policiais da cidade de Campanha, situada do sul do estado de Minas Gerais. Atualmente, este acervo encontra-se sob guarda do Centro de Memória Cultural Sul de Minas (CEMEC), vinculado ao curso de História da UEMG da Unidade de Campanha. O acervo é composto por processos-crime que serviram de instrumento de investigação e perseguição utilizada por autoridades policiais e militares para orientar a repressão na cidade de Campanha, mas, também, em algumas cidades da região. Nesta primeira etapa, haja vista o período contemplado pelo Edital PAEx 1/2023, os documentos a serem digitalizados e catalogados correspondem aos anos de 1964 a 1970.


    Projeto: A Ditadura em Minas Gerais: ciclo de palestras

    Coordenador: Leon Frederico Kaminski

    Participantes: Brenno Henrique de Souza Gomes (bolsista); João Batista Teófilo Silva e Josiane de Paula Nunes

    Edital: PAEX 01/2023

    Resumo: O projeto consiste numa série de palestras que são transmitidas via internet. Cada apresentação é proferida por um/a especialista na área, que trata sobre uma temática específica relacionada à ditadura militar em Minas Gerais, abordando questões políticas, culturais, sociais e econômicas. São convidados/as historiadores e historiadoras, de diferentes instituições e níveis de formação, que tenham realizado investigações sobre o tema em foco. Material produzido que poderá ser utilizado na formação de professores, assim como na formação de cidadãos mais conscientes acerca de seu passado recente. O compartilhamento desse conhecimento se dá em um contexto, às vésperas dos 60 anos do golpe de 1964, em que o espaço das redes sociais e da internet tem sido utilizado para propagar o negacionismo histórico e científico com a intenção de propagar, com fins políticos, a desinformação acerca desse período nefasto da história nacional que foi a ditadura militar. Nesse sentido, este projeto agrega-se a um movimento maior que procura combater a desinformação e o negacionismo na internet, produzindo conteúdos de qualidade e baseados no conhecimento científico produzido nas universidades.


    Projeto: Cursinho Popular pré-vestibular UEMG – Campanha

    Coordenador: Gabriel Teodoro Gomes

    Participantes: Paulo Ayres de Carvalho Neto (bolsista); Thaynara Isabel Gonçalves Carvalho (bolsista); Mariana Rillary Santiago Dias (bolsista); Mayra Silva Rocha (bolsista); Cryslaine Ribeiro da Silva (bolsista); Maria Fernanda de Freitas Celestino (bolsista); Livia Mara Geraldo Penha (bolsista); Sandy Silva Ximenes (bolsista); Cláudio Henriqye Batista da Silva (bolsista) e Sabrina de Liz Freitas (bolsista)

    Edital: PAEX 08/2023

    Resumo: O cursinho pré-vestibular “Helley Batista” tem como proposta político-pedagógica possibilitar o acesso ao ensino superior público a jovens e adultos concluintes ou egressos do Ensino Médio, na cidade de Campanha e Região. Isentos de mensalidades, os educandos terão a possibilidade de realizar estudos relacionados aos principais vestibulares, sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), O Programa de Avaliação Seriada (PAS) das universidades federais ao entorno e, principalmente, do vestibular da Universidade do Estado de Minas Gerais. A equipe do cursinho se divide entre bolsistas, discentes da UEMG – Campanha, cujas bolsas são financiadas pelo PAEX, e de voluntários, discentes, egressos ou sujeitos da sociedade de campanha, que serão certificados, pela coordenação de extensão a partir do seu trabalho realizado no projeto. São, também, parceiros deste projeto, o Núcleo de Apoio ao Discente (NAE – Campanha), a Comissão local de Heteroidentificação (COHER) e a rede de cursinhos populares “Podemos +”, conformando o tripé Universidade – Sociedade Civil – Movimentos Sociais. O projeto é desenvolvido nas dependências da UEMG – Campanha, com práticas pedagógicas que são estruturadas a partir da concepção da Educação Popular, que tem como principal referência as ideias de Paulo Freire.


    Projeto: Campanha de História Aberta

    Coordenador: Ygor Klain Belchior

    Participantes: Victor Silva de Oliveira; Joice Aline dos Santos Teodoro; Vitória Oliveira da Cruz; Márcio Lucas de Carvalho; Leonardo Henrique Neves; Brenno Henrique de Souza Gomes; Paulo Eduardo Rodrigues; Valéria de Souza Mariano; Fernanda Lemos Neves e Milton Martins Leopoldo Soares

    Edital: Interno 01/2023

    Resumo: O intuito do projeto é utilizar as redes sociais para divulgar as pesquisas, o convívio e as ações extensionistas, objetivando estreitar as relações entre a comunidade campanhense e a UEMG-Campanha. Devido à baixa procura por matrículas no curso de História, resultado do atual contexto de pandemia da COVID-19, este projeto visa tornar o nosso curso mais conhecido na cidade de Campanha e na Região. A metodologia do projeto é desenvolvida em quatro frentes, as quais possuem metodologias próprias: 1. No Instagram; 2. No site do curso; 3. No Youtube e 4. Na rádio. No Instagram, a metodologia segue as recomendações do livro Liberdade Digital. A publicação, resultado da experiência de sete anos do influencer digital Hyser Souza, tem como meta ensinar os usuários das redes sociais a traçarem metas e objetivos com as publicações, identificar o comportamento dos usuários para, por fim, tecer estratégias de relacionamento e, por fim, como construir e consolidar uma marca com uma temática bem definida. Com esses parâmetros, realizaremos postagens semanais e regulares contendo 3 temas distintos 1. Os eventos acadêmicos promovidos pelo curso, incluindo o História em Diagnóstico e os seminários; 2. Publicação de stories interativos com perguntas de cunho histórico; 3. Da divulgação de fotos da vivência estudantil no curso. Para o site do curso, a metodologia seguiu o manual Construindo Web Sites para leigos, o qual forneceu as instruções para a manutenção das informações nele contidas, a exemplo do calendário acadêmico, das publicações dos docentes, dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos, das notícias importantes, como a divulgação de editais e, por último, do calendário de eventos. No Youtube, funciona a partir da transmissão de LIVES para o curso. Por fim, na rádio, o projeto terá o objetivo de servir como mediador entre os comerciantes e prestadores de serviços da região de Campanha, oferecendo a eles a oportunidade de divulgação dos seus produtos e serviços em troca de descontos e facilidades aos membros da nossa comunidade acadêmica.

    © 2024 UEMG