Na FaE-UEMG a emissão de certificados para as ações extensionistas são emitidas e registradas pelo Centro de Extensão. Os documentos emitidos são enviados para o e-mail de cada participante e ficam disponíveis para acesso pelo aplicativo desenvolvido para esse fim, no Microsoft Power Apps, que está disponível à comunidade acadêmica pela conta institucional UEMG e pode ser utilizado em qualquer navegador de internet ou mesmo baixando o app pela PlayStore ou AppStore.
Para acessar o app de Certificados da Fae/CBH/UEMG, clique na imagem
Importante:
- Para acessar os certificados é necessário estar logado numa conta institucional UEMG.
- Os certificados são enviados, também, para o e-mail do participante, através de notificação do sistema.
- Todas as certificações recebem código de registro. Em alguns casos, o registro será feito pelos Núcleos de Pesquisa e Extensão da FaE-UEMG.
Orientações para docentes coordenadores de eventos e cursos de extensão na FaE-UEMG
Para a emissão, registro e arquivamento de certificados pelo Centro de extensão a coordenação do evento ou curso deverá seguir as seguintes orientações:
1. Registrar o evento ou o curso no SIGA-UEMG.
2. Realizar o evento ou o curso oferecendo meios para compilar dados dos participantes.
3. Após a realização do evento ou do curso, enviar as informações abaixo para o Centro de Extensão através do preenchimento do formulário eletrônico disponível em: https://forms.office.com/r/F4yppgXU1y Acesso ao formulário autorizado somente para professores da FaE-UEMG.
-
- Nome do evento ou curso.
- Nome completo dos participantes.
- E-mails (sempre praticar o uso do institucional, quando possível).
-
- Tipo de participação de cada pessoa (ouvinte, palestrante, mediador, coordenador, membro de comissão organizadora).
- Carga horária a ser atribuída a cada participante, conforme função desempenhada.
- Assinatura digitalizada do(a) coordenador(a) do curso ou evento.
- Identidade visual do evento ou curso, se houver.
4. Na sequência, os certificados serão elaborados, registrados e enviados para o coordenador do evento ou curso para conferência. Em situações de curso ou evento que o número de certificados for expressivo, a elaboração será colaborativa.
5. Os certificados emitidos pelo Centro de Extensão são enviados para o e-mail de cada participante e ficam disponíveis para acesso através do aplicativo desenvolvido para esse fim no Microsoft Power Apps. Tal plataforma está disponível à comunidade acadêmica pela conta institucional UEMG.
Declarações de participação em programas e projetos.
A comprovação de participação em programas e projetos acontece por declarações emitidas pelo(a):
- Centro de Extensão da FaE-UEMG: quando se tratar de programas e projetos de extensão aprovados internamente na FaE-UEMG.
- Pró-Reitoria de Extensão: quando se tratar de programas e projetos de extensão aprovados em editais do Programa Institucional de Apoio à Projetos de Extensão da UEMG (PAEx/UEMG) ou outros Programas Institucionais da Universidade.
As declarações sob responsabilidade do Centro de Extensão da FaE-UEMG são emitidas anualmente, em até 60 dias da data máxima para apresentação do relatório final. Nas declarações é informado a participação do coordenador e demais integrantes da equipe, se houver.
Os estudantes e colaboradores externos que atuarem de voluntária nos programas e projetos recebem a declaração de participação, somente, se estiverem com Termo de Adesão Voluntária, devidamente preenchido, assinado e arquivado na aba ARQUIVOS no SIGA-UEMG.
As declarações emitidas pelo Centro de Extensão ficam arquivadas na aba ARQUIVOS no SIGA-UEMG do programa ou projeto. Caberá ao coordenador do programa ou projeto o compartilhamento com seus pares.