UEMG - BARBACENA

História de UEMG Barbacena

O Instituto Superior de Educação “Dona Itália Franco” foi criado em janeiro de 2002, na cidade de Barbacena, como uma unidade da UEMG, oferecendo o Curso Normal Superior, conforme Decreto n° 42.235, de 03 de janeiro de 2002.

A criação do Instituto e do Curso Normal Superior fora da sede da Universidade teve como finalidade atender às demandas da região por formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental.

No ano de 2008, o Curso Normal se transforma em Superior em Pedagogia, reconhecido pelo Decreto de 06 de dezembro de 2005, do Governo do Estado de Minas Gerais, uma vez que este foi criado para atender aos dispositivos legais da Lei 9394/96.

No ano de 2012 foi instalado o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, cujo eixo fundamental é o desenvolvimento de instrumentos intelectuais para facilitar as capacidades reflexivas sobre a prática docente, formando profissionais reflexivos e investigadores.

Dentre os projetos desenvolvidos através da interação entre os cursos de Pedagogia e Ciências Sociais destacamos o Levantamento do Perfil Sócio-cultural da Comunidade Quilombola dos Candendês e o PIBID.

Dentro destas perspectivas, o Instituto Superior de Educação “Dona Itália Franco”, através de sua direção, coordenações de curso e corpo docente e discente, busca estabelecer um diálogo constante e uma interação permanente entre os cursos de Pedagogia e Ciências Sociais visando uma formação mais ampla de seus alunos.