A expectativa é confeccionar 1 milhão de máscaras de tecido que serão distribuídas em hospitais, asilos e população.
Denominado “Um milhão de máscaras” o movimento de iniciativa coletiva para atender a uma demanda da força tarefa do Comitê de Crise do Governo de Minas Gerais uniu profissionais da universidade, da indústria da Moda, empresas e voluntários.
De acordo com a professora Rita Engler, da Escola de Design da UEMG, o objetivo é a criação de uma rede que tem a finalidade produzir máscaras para serem doadas a hospitais, asilos, comunidades e ao público geral. Além disso, o movimento busca a sensibilização e conscientização da população para o uso protetivo das máscaras, sempre que precisar sair de casa.
“Estamos mobilizando as indústrias de confecção, oficinas, facções, costureiras independentes e quem puder nos ajudar”, ressalta a professora Rita.
O primeiro grupo está dedicado inicialmente à produção de máscaras em não tecido (TNT industrial) para ajudar hospitais, clínicas e casas de apoio. Em paralelo, acontece a produção de máscaras em tecido, as chamadas máscaras protetivas de civilidade, que serão direcionadas para comunidades e pessoas em situação social frágil.
“Estamos orientando e sugerindo que as empresas possam fazer máscaras com o que tem em casa neste momento (ponta de estoque de tecidos, peças de coleções passadas, retalhos, etc.) ou então incluir o molde da máscara no mapa de corte da coleção em vigor. É uma forma também de conscientizar o setor quanto à geração de resíduos têxteis. ” - salienta Gabriela Marcondes, da Ecomaterioteca, que faz parte da equipe de coordenação.
O 1MM tem usado a tecnologia para a comunicação digital e contará com um site oficial [ummilhaodemascaras.com.br] com informações sobre o movimento, dicas e tutoriais para a produção caseira, além de atualização das metas de produção. Um perfil no Instagram [@ummilhaodemascaras] e uma campanha de financiamento coletivo também estão sendo desenvolvidos.
Confira o vídeo das fundadoras falando sobre o movimento.
SERVIÇO
Contato para quem precisa receber doações de máscaras: Pedro – 31 99957 6711
Contato para quem quer ajudar na doação de materiais ou produção de mascaras: Viviane - 31 99170 6636
Contato para doação de dinheiro: Adriana Moreira - 31 98828 1148
Contato para comunicação: bureaudemoda - Natalie Oliffson - 31 99128 9975
Contato para imprensa: Romano Comunicação -Thiago Romano – 31 99282 6879