Dúvidas Frequentes

.

Qual a forma de ingresso na UEMG?

A UEMG cumpre a lei que determina a reserva de vagas para o sistema de cotas?

Como transfiro a matrícula da minha faculdade atual para a Uemg?

Existe algum tipo de auxílio da Universidade para alunos?

A Uemg cobra mensalidade ou taxa semestral pelos cursos de graduação?

Vocês disponibilizam a grade dos cursos de graduação?

• A UEMG cumpre a lei que determina a reserva de vagas para o sistema de cotas?
      • Sim. R: A Lei 15259 promulgada em julho de 2004 determina que 45% das vagas da universidade devem ser destinadas aos alunos afro-descendentes carentes, egressos de escola pública carentes, portadores de deficiência física e indígenas. A Universidade cumpre o estabelecido na lei. Saiba mais sobre o sistema de cotas aqui.

• Como transfiro a matrícula da minha faculdade atual para a Uemg?
      • R: A Uemg, de acordo com o calendário, no limite de vagas existentes, poderá aceitar transferências de alunos submetidos a processo seletivo prévio, provenientes de cursos idênticos ou equivalentes aos seus, mantidos por estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros, feitas as necessárias adaptações curriculares em cada caso. Ao pedido de transferência, dirigido ao Diretor da Unidade e protocolado na Secretaria da unidade, em tempo hábil, devem ser anexados com os seguintes documentos:
        I -- Guia de Transferência fornecida pela Secretaria da unidade;
        II -- Histórico Escolar, inclusive do ensino médio ou de estudos equivalentes;
        III - Programas das disciplinas por ele cursadas no estabelecimento de origem, com indicação do número de créditos e número de pontos obtidos em cada disciplina.

• Qual é o procedimento para efetuar uma transferência entre cursos da própria Uemg?
      • O procedimento é o mesmo citado acima.

• Existe algum tipo de auxílio da Universidade para alunos?
    • A Uemg cobra mensalidade ou taxa semestral pelos cursos de graduação?
      • Não existe qualquer cobrança de mensalidade nem de matrícula nos cursos de graduação da UEMG em nenhuma das suas unidades, pois a Universidade é pública e se mantêm com recursos do Estado.

• Hoje as unidades do campus BH estão situadas em pontos diferentes da cidade. Existe algum projeto para a construção de um campus unificado?
      • Existe o projeto para a construção do campus da Uemg na Av.José Cândido da Silveira no Bairro União. Lá serão edificados os prédios da Reitoria e das quatro unidades, além de áreas de conveniência, cultura e entretenimento.

• Vocês disponibilizam a grade dos cursos de graduação?
    UEMG

Belo Horizonte - MG