Foi assinado na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Superintendência da Receita Federal do Brasil, em Belo Horizonte, um Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade do Estado de Minas Gerais e a Receita visando a abertura de postos de atendimento ao cidadão em municípios onde a UEMG têm unidade.
O projeto consiste em abrir Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em instituições de ensino superior e tem o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. A iniciativa partiu da Unidade da UEMG em Cláudio, onde é ofertado o curso de Ciências Contábeis. A reitora Lavínia Rosa Rodrigues destacou que “a parceria proporciona benefícios para todos os envolvidos, pois os alunos terão a oportunidade de atuar na prática com as questões pertinentes à sua formação e
O superintendente da Receita Federal do Brasil, 6ª Região Fiscal em Minas Gerais, Guilherme Henrique Diogo Ferreira ressaltou que a intenção do projeto não é substituir a figura dos contadores ou assumir a função dos escritórios de contabilidade.
Conforme o termo assinado, a UEMG deve oferecer um espaço em suas instalações onde alunos, capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestem atendimento à sociedade, além de desenvolver a moral tributária e promover cidadania junto às comunidades.
A primeira Unidade da UEMG a ter um posto será a de Cláudio, em seguida a de Abaeté e posteriormente a UEMG Passos, todas com os cursos de Ciências Contábeis, uma das exigências para fazer parte do programa da Receita Federal. Para o pró-reitor de Extensão, professor Moacyr Laterza Filho, que também esteve presente na solenidade de assinatura, a parceria representa um importante marco no desenvolvimento das atividades extensionistas na universidade e reafirma o papel da instituição em atuar junto à sociedade com a oferta de serviços para a população.
Continua após as fotos...
Error
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)
O NAF é desenvolvido, em regra, por Instituições de Ensino possuidoras de cursos de Ciências Contábeis ou de Comércio Exterior, incentivadas e apoiadas pela Receita Federal, valorizando-se o conhecimento fiscal por meio da prática. Busca-se, dentre outros objetivos:
Proporcionar aos estudantes formação sobre a função social dos tributos, direitos e deveres associados à tributação;
Qualificar o futuro profissional por meio da vivência prática, proporcionando a aplicação do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias em discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à Receita Federal;
Disponibilizar orientação contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, microempresas, MEIs e entidades sem fins lucrativos.