Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional e tem como premissa básica o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. (http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica)

O RP NA UEMG

O Programa de Residência Pedagógica teve início na UEMG em 19 de março de 2018 , abrange 02 licenciaturas, 09 escolas das redes municipais e estadual e envolve 16 professores da educação básica. Conta atualmente com 208 bolsistas e se volta para a promoção da interlocução teoria prática nos cursos de Licenciatura.

ABA RP UEMG / PROJETO INSTITUCIONAL

Objetivo Geral

Oportunizar aos estudantes das diversas Licenciaturas a imersão, reflexão e ação sobre e com os processos educativos que ocorrem no âmbito da escola pública, na sala de aula e nos espaços da escola na busca de uma educação de qualidade social, crítica e emancipatória.

Objetivos Específicos

Formar profissionais com competências e habilidades necessárias ao exercício da ação docente, promovendo o domínio de conhecimentos voltados aos movimentos corporais e às manifestações culturais a partir da vivência de práticas que os habilitem ao alcance desse processo.

Formar professores para atuação no Ensino Médio e nos Anos Finais do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Literaturas, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro dentro dos espaços escolares.

Formar um profissional capaz de assumir, com a segurança necessária, a gestão dos processos educativos, a gestão da sala de aula e do processo de ensino/aprendizagem no âmbito da escola pública da educação básica.

Estratégias de formação

· articulação entre teoria e prática nos diversos cursos de Licenciatura conduzindo-os em parceria com as redes públicas de educação básica no sentido de ampliar as possibilidades de aprendizado da prática no campo profissional. Há urgência em oportunizar estratégias de formação metodológica e didática de saberes explicitados em formas de habilidades e competências na BNCC reconhecendo os aspectos relevantes da cultura da comunidade em que nossos alunos estão inseridos por meio da abordagem curricular que permita a emergência de conhecimentos alicerçados em pilares éticos, estéticos, políticos e culturais dos sujeitos presentes nos diversos territórios educativos da UEMG. Para tanto, são realizados periodicamente estudo e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação para o estudo de casos didático-pedagógicos que surgirem em decorrência da imersão orientada de nossos estudantes nas escolas-campo, trazendo a prática e a experiência dos professores das escolas de educação básica como fonte de articulação com seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos acadêmicos.

· Parceria com as redes públicas de educação básica no sentido de ampliar as possibilidades de aprendizado da prática no campo profissional, visando a articulação entre teoria e prática nos diversos cursos de Licenciatura

· Formação metodológica e didática de saberes explicitados em formas de habilidades e competências na BNCC reconhecendo os aspectos relevantes da cultura da comunidade em que nossos alunos estão inseridos por meio da abordagem curricular que permita a emergência de conhecimentos alicerçados em pilares éticos, estéticos, políticos e culturais dos sujeitos presentes nos diversos territórios educativos da UEMG.

Rodape-esq-logo

UEMG RODAPE LOGO