NIT-UEMG | Empreendedorismo e financiamento a pesquisas são temas de seminário

O Centro Cultural da Escola de Design, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, recebeu ontem (24) a primeira edição do Seminário de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT) da UEMG. Compareceram pesquisadores e representantes de organizações interessadas no tema, como INPI, Epamig, Fhemig e PBH, além de professores e estudantes das Unidades da UEMG de Barbacena, Divinópolis e Frutal.

O evento foi conduzido pela coordenadora geral do NIT-UEMG, Profa. Dr. Daniela Rocco, que aproveitou a ocasião para celebrar o momento do NIT, que vem consolidando sua estrutura e cultural institucional, em referência ao novo site – que está sendo reformulado –, às articulações para a constituição de escritórios e ponto focais nas Unidades, e ao fato de, hoje, todas as coordenações do órgão se encontrarem preenchidas: Prof. Dr. Fernando Melo da Silva (Unidade Frutal), coordenador de Propriedade Intelectual; Lucas Cristiano Alves (Escola de Design), coordenador de Transferência de Tecnologia e Raquel Campanharo Aguiar (Escola de Design), coordenadora de Apoio Jurídico. Todos marcaram presença no evento.

Profa. Dr. Daniela Rocco

Primeira palestrante convidada a expor, a superintendente de Pesquisa e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE-MG) Gabriela Pinheiro Rocha abordou os trabalhos da pasta na tentativa de apoiar iniciativas de ciência e tecnologia, como o Pop Ciência, Meu Primeiro Negócio e Programa de Incentivo à Inovação. Outro tema de fala foram os desafios que marcam o atual cenário para empreender na área, como os problemas de caixa no Estado, a ausência de uma cultura de investimento de risco no mercado e o pensamento científico ainda incipiente no ensino escolar. “Apesar dos desafios, acredito que temos centros de pesquisa de excelência. É preciso lutar para que a inovação seja encarada como a alternativa, que é, para escapar da crise”.

Gabriela Rocha, da SEDE-MG

Doutor em Ecologia Aplicada e professor da Unidade João Monlevade da UEMG, Alexandre Túlio Nascimento foi o outro palestrante convidado. Com trajetória em projetos de desenvolvimento sustentável, o docente inspirou sua apresentação no tema da 16ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – do qual o Seminário fez parte – ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’.

Em referência ao que vem sendo chamado de Antropoceno – período contemporâneo, em que proliferam as evidências de que a humanidade exerce no planeta uma pressão comparável a eventos geológicos, alterando as condições físicas e químicas da biosfera –, Alexandre enfatizou que é necessária uma complexa transformação diante da crise ambiental global. “A ciência tem mostrado que a biodiversidade é a solução, apesar de ainda hoje muitas pessoas, incluindo políticos, demonstrarem não compreender isso. É preciso abraçar a transição para uma bioeconomia, o que envolve necessariamente inovação, pesquisa e transferência de tecnologia”.

Professor Alexandre Nascimento, da UEMG João Monlevade

Ao final das atividades, o reitor em exercício da UEMG, Prof. Thiago Torres, parabenizou a organização do evento, agradeceu a participação dos presentes e ressaltou a importância da mobilização constante e perene em prol do orçamento destinado à ciência, pesquisa, inovação e educação. “É impossível pensarmos em avanços sem defender instituições como a Capes, CNPq e Fapemig”, sentenciou.

Reitor em exercício da UEMG, Prof. Thiago Torres

Confira mais imagens do evento:

Este I Seminário de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual do NIT-UEMG integra a programação pelos 30 anos da UEMG.

Tags:

Endereço - NIT