Contraste |
| |

    Sobre o NIT-UEMG

    O Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnológica – é uma instância ligada à Reitoria que tem por objetivo promover a inovação e a proteção das invenções.

    Criado em 05 de dezembro de 2011, por meio da Resolução CONUN/UEMG nº 240/2011, o NIT-UEMG é um órgão estratégico responsável pela condução dos processos de proteção legal das criações intelectuais desenvolvidas no âmbito da Universidade. O Núcleo ainda contribui para o desenvolvimento dos processos de inovação tecnológica, zelando pela Política de Inovação da Instituição (Resolução CONUN UEMG Nº 369/2017).  

    Foi instituído para incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica, bem como regulamentar as atividades intrínsecas neste ambiente: propriedade intelectual, empreendedorismo e transferência de tecnologia. Em síntese, promover a inserção das tecnologias desenvolvidas na Universidade (produtos, processos, obras, entre outros) no mercado.  

    As principais finalidades do NIT-UEMG são: propor políticas institucionais de inovação científica, tecnológica e de proteção dos direitos de propriedade intelectual da UEMG, nos termos da legislação vigente; assegurar a proteção das inovações e criações intelectuais desenvolvidas no âmbito da UEMG; auxiliar e intermediar as negociações de transferência de tecnologia e licenciamento resguardando os direitos da UEMG; promover a integração da Universidade com o setor privado para a geração e transferência de tecnologia e implantar procedimentos de inovação experimental junto a parceiros externos, empresa e instituições de pesquisa (Resoluções CONUN UEMG Nº 240 e 239/2011).  

    Atualmente o NIT-UEMG conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de gestão, jurídica e técnica, que atende todas as Unidades da Instituição. Vale acrescentar que o referido Núcleo possui suas atividades respaldadas pela Constituição Federal, artigos 218 e 219, Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), Lei de Inovação (Lei 10.973/04), Marco Legal de Ciência, Tecnologia & Inovação (Lei 13.243/16), Decreto 9.283/18, Lei Mineira de Inovação (Lei 17.348/08), Decreto Estadual 47.442/18, dentre outras. 

     

    MISSÃO 

    Estimular a cultura da inovação e propriedade intelectual no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, viabilizando a transferência de tecnologia desenvolvida na Instituição para o mercado e gerando valor para a sociedade. 

    VISÃO 

    Ser referência na difusão da inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo junto à Universidade do Estado de Minas Gerais e demais parceiros do ecossistema de inovação.  

    VALORES 

    • Comprometimento com o sigilo e ética, especialmente quanto à proteção legal e transferência de tecnologia; 
    • Transparência e excelência na prestação de serviços para a comunidade acadêmica e demais atores; 
    • Fomento ao empreendedorismo acadêmico, bem como parcerias nacionais e internacionais com os diversos atores do ecossistema de inovação; 
    • Desenvolvimento de competências regionais; 
    • Cultura colaborativa e inovadora; 
    • Eficiência e gestão sustentável. 

     

     

    NOSSOS SERVIÇOS

    Orientação em Propriedade Intelectual – Direito Autoral (Programas de Computador), Propriedade Industrial (Marcas, Patentes, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas) e Proteção Sui Generis (Topografia de Circuito Integrado, Cultivar e Conhecimento Tradicional), entre outros serviços.

    UEMG

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    Belo Horizonte - MG
    Cep31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8696 / 3916-8697

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2022 UEMG