Assessoria de Comunicação – UEMG Frutal
Texto e fotos: Vitor Hugo Girotto
Em reunião com o prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira, na tarde desta quarta-feira (23), a Diretoria da UEMG apresentou à gestão do município de Frutal os projetos de extensão com bolsa em processo de aprovação pelo programa PAEX, que realizarão atividades em benefício da comunidade frutalense, ao povoado do Garimpo do Bandeira e toda microrregião do município. Também foram apresentadas as necessidades da Unidade Acadêmica para apoio da Prefeitura.
Dentre as demandas da UEMG o Diretor, Leandro de Souza Pinheiro, e a Vice-Diretora, Karol Natasha Lourenço Castanheira, realizaram solicitações quanto à cessão de funcionários administrativos para apoio nas atividades da Biblioteca Acadêmica e Central de Atendimento. Com os novos funcionários a atividade dos setores seria efetivada em todos os períodos de funcionamento acadêmico.
Ainda, com o cronograma de retorno das aulas presenciais previsto para o mês de abril, a UEMG solicitou ao Prefeito Bruno Augusto a disponibilização de ônibus para o acesso dos estudantes à universidade nos períodos diurno, vespertino e noturno, devido o andamento dos cursos nesses intervalos do dia.
A Prefeitura da cidade de Frutal e a UEMG já realizaram parcerias anteriormente como a utilização dos espaços da instituição de ensino para treinamentos e palestras das Secretarias de Saúde e Educação, a cessão de funcionários da prefeitura para apoio nas atividades da Secretaria Acadêmica e Laboratórios da UEMG, dentre outros.
Também foi pontuada durante o encontro a parceria entre o Núcleo de Assistência Judiciária Gratuita - NAJ com o PROCON. A Profa. Karol Natasha ressaltou o trabalho da UEMG na revitalização do local de atendimento de ambos, a instalação de divisórias e placas de direcionamento por parte da UEMG. Tais obras devem preparar o local para o retorno presencial dos atendimento do projeto universitário, que oferece assistência para questões legais à população carente, com qualidade e de forma gratuita. O retorno das atividades presenciais do núcleo está prevista para abril, de acordo com a volta às aulas.
Desse modo a gestão do município se mostrou aberta ao diálogo e se dispôs a realizar o contato entre a universidade com os secretários responsáveis pelo planejamento do transporte escolar e pelo quadro de funcionários do órgão.