UEMG Frutal realiza primeira defesa do Mestrado PROFNIT

Nesta quarta-feira (16), Henrico Hernandes Nunes dos Santos defendeu sua dissertação ao Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) tornando-se o primeiro mestre formado pelo programa na UEMG Frutal.

Henrico Hernandes Nunes dos Santos é o primeiro mestre formado pelo PROFNIT na UEMG Frutal.

Henrico apresentou a dissertação: “Análise prospectiva da tecnologia Blockchain associada à plataforma Hyperledger Fabric aplicada ao setor de saúde da Administração Pública brasileira” em banca remota, seguindo procedimento padrão em função dos protocolos de segurança da COVID-19. O projeto, de acordo com o estudante, “visa contribuir para a sociedade na difusão do conhecimento sobre a blockchain na área da saúde pública, que se mostrou de alta relevância durante o período da pandemia, com análise das aplicações recentes sobre o tema”, comenta.

Diante da comissão examinadora composta pelos professores Dr. Eduardo Meireles (PROFNIT/UEMG), orientador e coordenador do curso, Dra. Miriam Pinheiro Bueno (PROFNIT/UEMG), coorientadora, Dra. Núbia Moura Ribeiro (PROFNIT/IFBA), titular interno, Dr. João Paulo Leonardo de Oliveira (PROFNIT/UEMG), titular interno, e Dr. Darcio Genicolo Martins (INSPER), titular externo, Henrico completou mais uma etapa da vida acadêmica. O sentimento após a defesa, segundo o estudante “é de enorme satisfação por ter a oportunidade de estar envolvido num programa de mestrado de qualidade e reconhecimento, com professores muito capacitados, de diversas áreas, tal qual é a Rede PROFNIT como um todo. O programa de pós-graduação me permitiu ampliar minha rede de contatos profissionais e também aprimorar meus conhecimentos voltados ao setor profissional em que já atuo, bem como visualizar novos horizontes”, comenta Henrico.

A banca ocorreu de forma remota devido os protocolos de segurança da COVID-19.

O coordenador Eduardo Meireles também celebrou o momento para o mestrado, segundo ele "essa primeira banca nos insere em um novo tempo para Universidade do Estado de Minas Gerais, do qual a Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação devem também ser destaque na Universidade". O mestrado está presente na Unidade Acadêmica há três anos, "foram horas de dedicação de todo o corpo docente para que pudéssemos agora comemorar essa primeira defesa de muitas que a Universidade do Estado de Minas Gerais merece e com certeza terá no futuro”, comenta Meireles. O professor ainda comemora a aprovação do aluno o qual orientou durante a dissertação: "É sempre muito gratificante quando um orientador recebe um aluno como o Henrico, dedicado, comprometido e ciente de suas responsabilidades com a Universidade, a Pesquisa Científica e o Setor Produtivo”, conclui.

Henrico por fim convida toda a comunidade à conhecer e se inteirar das atividades do programa de mestrado PROFNIT: “Gostaria de convidar a todos da comunidade que sejam interessados em propriedade intelectual e inovação para que possam conhecer o curso e, se possível, buscarem interagir com ele, sejam como alunos por meio do processo seletivo, frequentadores de disciplinas e colaborações em geral!”

Endereço - FRUTAL

UEMG - Unidade Frutal