Contraste |
| |

    Confira a cobertura do VI Simpósio de Discursividades Midiáticas

    Texto: Agêcia Inova - Jornalismo

    Promovido pelo Grupo de Pesquisa Laboratório de Discursividades Midiáticas e Práticas Socioculturais (LabDim) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o VI Simpósio de Discursividades Midiáticas foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro. Em 2021, o tema escolhido foi “Paulo Freire e Comunicação: diálogos e aproximações”, em comemoração ao centenário do educador.

    A abertura do evento contou com a palestra "Comunicação popular: do legado de Luiz Beltrão ao ativismo em rede" da Dra. Karina Janz Woitowicz (UEPG).

    Devido à pandemia da Covid-19, a 6ª edição do evento foi feita de forma online, como no ano anterior. Sendo assim, contou com a presença virtual de vários participantes da área de comunicação em busca da troca de saber científico e com o objetivo de contribuir com pesquisas da área.

    O Simpósio contou com apresentação de oficinas, como “A Fotografia como prática libertadora”, ministrada pelo professor Dr. Santiago Garcia (UEMG/).

    Dessa forma, foram realizadas palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações de trabalhos submetidos pela comunidade acadêmica. Fizeram parte do Simpósio os professores Dra. Karina Janz Woitowicz (UEPG), com a palestra “Comunicação popular: do legado de Luiz Beltrão ao ativismo em rede”; o Dr. Santiago Garcia (UEMG/Frutal) com a oficina “A Fotografia como prática libertadora”; e o Dr. Venício A. Lima (UnB), que em uma conferência com o tema “Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização” fechou a programação do primeiro dia de evento. Já no dia seguinte, após as apresentações dos trabalhos aprovados, o Dr. Plínio Volponi (UEMG/Frutal) mediou a roda de conversa “O papel do professor no filme Mudança de Hábito 2”; e a Dra. Geruza Cristina Meirelles (UFJF) juntamente com a Dra. Ana Lúcia Andruchak (UNEMAT) finalizaram o evento na Mesa de Encerramento intitulada “O legado de Paulo Freire: Comunicação e dialogicidade”.

    Dr. Venício A. Lima (UnB), apresentando a palestra: “Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização”.

    Em um panorama geral, Plínio Volponi, líder do grupo de pesquisa LabDim e professor do Curso de Jornalismo da UEMG Frutal, considerou o VI Simpósio de Discursividades Midiáticas um sucesso: “O evento mais que atendeu as expectativas. Acredito que Paulo Freire se sentiria honrado com a homenagem que nos propomos a fazer no seu centenário de nascimento. Cada palestrante trouxe diferentes aspectos e aproximações de Freire com a área da Comunicação, o que foi muito proveitoso e, também, provocativo”, disse.

    O encerramente contou com Mesa Redonda com as professoras Dra. Geruza Cristina Meirelles (UFJF) e Dra. Ana Lúcia Andruchak (UNEMAT).

    As palestras e oficinas do VI Simpósio de Discursividades Midiáticas ficam disponíveis ao público no canal do YouTube Grupo de Pesquisas LabDim. Acesse o canal para conferir as transmissões gravadas ao vivo!

    Tags: ,

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436
    FAX: (34) 3423-2727

    • dummy+55 (34) 3423-2700

    • dummy+55 (34) 3423-2733

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2022 UEMG