Contraste |
| |

    Docentes da UEMG lançam livro “Insetos na Educação: Um Guia Para Professores”, sobre relação da entomologia com práticas de ensino

    Obra conta com organização de professores das Unidades de Poços de Caldas e Frutal

    O livro “Insetos na Educação: Um Guia Para Professores”, organizado pelos docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ernesto Canedo-Júnior (Unidade Poços de Caldas) e Vanesca Korasaki (Unidade Frutal), juntamente com a professora Graziele Santiago (IFNMG), apresenta o universo dos insetos aos educadores do ensino infantil e propõe atividades pedagógicas com a temática para serem desenvolvidas em sala de aula.


    A estreia da obra acontecerá no dia 29 de novembro, às 19 horas, em evento no canal Formigas em Ação no YouTube. Após o lançamento, o livro será disponibilizado gratuitamente no formato E-book.


    A ideia do livro se iniciou em 2018, com o projeto de pesquisa da UEMG - Unidade de Poços de Caldas, “O uso da biologia de formigas como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de temas transversais na Educação Infantil”. Pesquisador do projeto, Ernesto Canedo-Júnior explica o surgimento da coleção a partir da pesquisa: “Nós percebemos que existe uma lacuna nos conhecimentos específicos (dos educadores) sobre insetos e que esses animais são bastante explorados na educação infantil através de brincadeiras, filmes, outros recursos lúdicos e essas representações não correspondem ao animal real”.


    Com base nos resultados, nasceu a ideia da coleção “Insetos na Educação: um guia para professores”, com o objetivo de apresentar aos professores da Educação Básica conhecimentos sobre os insetos como: diversidade, morfologia, ecologia e comportamento, além de possibilidades de trabalhar com estes animais em sala de aula, não somente em aulas de Ciências e Biologia, mas em diversas disciplinas e de forma interdisciplinar. “Então, essa coleção surge para instrumentalizar o professor para que ele possa conhecer mais sobre os insetos. Não esse inseto que é apresentado pela mídia, que muitas vezes é distorcido para satisfazer as necessidades mercadológicas de filmes e outras produções voltadas para o público infantil”, conclui Canedo-Júnior.


    A proposta da coleção é que inicialmente sejam elaborados quatro volumes destinado a diferentes etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este primeiro volume, destinado aos professores e professoras da Educação Infantil, tem o objetivo de apresentar aos educadores uma abordagem geral sobre os insetos e alguns táxons específicos bem como algumas possibilidades de trabalhar com estes em sala de aula. O livro conta com 11 capítulos elaborados por pesquisadores(as) de áreas como Entomologia, Ecologia, Etologia e Educação oriundas de diversas instituições do país como UFLA, UFMG, USP, UNESP, UEFS, UEPB, UEMS e Museu Goeldi.

    Tags:

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436
    FAX: (34) 3423-2727

    • dummy+55 (34) 3423-2700

    • dummy+55 (34) 3423-2733

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2022 UEMG