Contraste |
| |

    Feira de Ciências da UEMG Frutal entrega premiação à estudantes de escolas públicas

    Entre os dias 7 a 9 de outubro foi realizado na UEMG Frutal a segunda edição da Feira de Ciências. Neste ano, em decorrência da pandemia de COVID-19, o evento foi em formato virtual e contou com a participação de 4 (quatro) escolas estaduais de Frutal-MG, 1 (uma) de Fortaleza-CE, 1 (uma) de Olímpia-SP, e 1 (uma) de Santo Antônio do Amparo-MG. Foram recebidos 17 trabalhos desenvolvidos por alunos do 8º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio, totalizando 45 estudantes participantes da rede básica de ensino.


    Neste ano, a Feira apresentou a temática “Estimulando Inovações na Educação”, e homenageou a professora Maria José Lacerda (in memoriam), figura importante na história da UEMG Frutal e do município, que foi a patronesse do evento.


    O primeiro dia da Feira, houve uma sessão solene de abertura; uma palestra com a Dra. Francyne Elias-Piera intitulada “A Antártica é muito mais que gelo” que trouxe experiências sobre expedições científicas. O segundo dia iniciou com apresentação dos cursos da UEMG Frutal, bem como um curso de “Introdução a Robótica”, ministrado pelo professor Sérgio Portari, que abordou a iniciação do trabalho com automação e integração hardware-software. O último dia contou com sessão solene de encerramento/premiação. Destaca-se que em todos os dias houveram apresentação dos trabalhos ao vivo, contando com a interação dos membros do grupo e um mediador, a fim de responder a perguntas da comissão de avaliação.


    Ao final, 3 trabalhos do município de Frutal-MG, e 2 externos, foram premiados com bolsa de iniciação científica júnior, sendo eles:

    • “Cana de açúcar: mocinha ou vilã?” (E.E. Maestro Josino de Oliveira/Frutal-MG/Ensino médio)
    • “Produção de cosmético natural a partir da babosa (Aloe vera)” (E.E. Maestro Josino de Oliveira/Frutal-MG/Ensino médio)
    • “Agricultura urbana: uma alternativa para garantir a segurança alimentar em tempos de crise” (E. E. Vicente Macedo/Frutal-MG/Ensino Fundamental)
    • “Ecomak 2: criação de maquiagens naturais e embalagens ecológicas” (E. E. Newton Ferreira de Paiva/Santo Antônio do Amparo-MG/Ensino Médio)
    • “Formulação alimentícia com cianobactérias: potencial biotecnológico da jujuba enriquecido com arthrispira spirulina platensis” (E.E. Colégio Odilon Braveza - Farias Brito/Fortaleza-CE/Ensino Fundamental)

    Comissão da Feira premia alunos e professores da E. E. Professor Bandeira.

    Além de bolsas de iniciação científica para os grupos premiados, todos os demais receberam medalhas e brindes da Feira de Ciências, os professores das escolas receberam certificados de orientação, e os diretores das escolas de Frutal-MG receberam o troféu “Escola Amiga da Ciência” por incentivar a participação de estudantes na Feira de Ciências.

    Nos dias 21 e 28 de outubro a comissão organizadora da II Feira de Ciências da UEMG Frutal esteve presencialmente nas Escolas Estaduais Vicente Macedo, Maestro Josino de Oliveira, Lauriston de Souza e Professor Bandeira para entregar medalhas, certificados e troféus para os participantes e vencedores da Feira.

    Projetos da E. E. Maestro Josino de Oliveira recebem premiações na Feira.


    De acordo o professor Gustavo Gravatim, coordenador da Feira deste ano, o projeto contou com várias outras ações. Começou no mês de abril com uma live de proposição do projeto com o jornalista Marcelo Tas; além de cinco cursos de capacitação para professores realizados entre os meses de maio e setembro. Grupos premiados na primeira edição do evento também participaram de transmissões ao vivo, relatando a experiência de desenvolver projetos científicos e apresenta-los na Feira da UEMG. Ainda houve uma mesa redonda em setembro que abordou os impactos da pandemia no ensino básico.

    Alunos e professores da E. E. Lauriston de Souza recebem medalhas, certificados e troféu pela participação no projeto.


    “Ficamos muito surpresos e satisfeitos com os trabalhos que recebemos. Parabenizamos todos os alunos e professores que toparam, encararam o desafio e estiveram presentes conosco nessa segunda edição da Feira de Ciências que foi, excepcionalmente, virtual por conta desse contexto pandêmico. Espero que em nossa próxima edição possamos estar presencial na UEMG”, finaliza Gustavo.

    Pariticipantes da E. E. Vicente Macedo recebem certificados, medalhas e troféu da II Feira de Ciências.

    Esse ano o evento foi patrocinado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UEMG.


    A cobertura fotográfica completa você confere no Facebook da Unidade Acadêmica de Frutal.

    Se você perdeu algum detalhe da II Feira de Ciências da UEMG Frutal, confira tudo no site: www.feiradecienciasuemg.com.br

    Tags:

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436
    FAX: (34) 3423-2727

    • dummy+55 (34) 3423-2700

    • dummy+55 (34) 3423-2733

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2021 UEMG