Contraste |
| |

    Professor da UEMG Frutal tem capítulo publicado em livro

    Texto por: Agência Inova - Jornalismo

    Professor da UEMG Frutal tem capítulo publicado em livro O professor Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira, que recentemente representou o Brasil em um evento internacional, teve um capítulo de sua autoria publicado no livro “Medicinal Plants: Domestication, Biotechnology and Regional Importance”. Os editores do livro são Halina Maria Ekiert, da Polônia, Koshan Gopal Ramawat e Jaya Arora, ambos da Índia. O livro publicado pela editora Springer com sede na Suíça pode ser adquirido pelo site: https://www.springer.com/gp/book/9783030747787.

    O livro diz respeito a medicamentos fitoterápicos e como suas preparações fazem parte de todas as civilizações e como estas evoluíram com o tempo. “Com o advento da medicina moderna alopática preparada a partir de compostos puros, o declínio na prática da fitoterapia foi sentido. Este livro é uma compilação de temas relacionados a plantas medicinais, e descreve as pesquisa relacionados, agrotecnologia, domesticação, conservação através de métodos biotecnológicos e incorporação de modernas ferramentas de engenharia genética e edição de genoma”, explica o docente.

    A obra é dividida em 27 capítulos e agrupados em três partes: (I) Domesticação e cultivo plantas medicinais, (II) Biotecnologia em plantas medicinais, e (III) Importância regional de plantas medicinais.

    “Eu, juntamente com o Dr. Wellington Ferreira do Nascimento (Universidade Federal do Maranhão), Dr. Edson Ferreira da Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco), e a Dra. Elizabeth Ann Veasey (ESALQ - Universidade de São Paulo), fomos os únicos pesquisadores brasileiros convidados e colaboramos no capítulo 11 [intitulado Cultivo e utilização de Dioscorea em espécies com diosgenia]”, explica o professor Marcos.

    Segundo ele, o livro tem como público alvo alunos, docentes, pesquisadores e curiosos interessados em aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema. “Nesta revisão, fornecemos informações sobre a origem, domesticação, distribuição geográfica, cultivo, utilização, e propriedades medicinais de Dioscorea contendo diosgenina”, relata.

    Tags:

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436
    FAX: (34) 3423-2727

    • dummy+55 (34) 3423-2700

    • dummy+55 (34) 3423-2733

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2021 UEMG