Contraste |
| |

    Professor da UEMG Frutal representa o Brasil em evento internacional

    Texto por: Agência Inova - Jornalismo

    O professor Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira foi convidado à fazer parte da delegação brasileira em um evento internacional organizado pela Ucrânia e Canadá. No último sábado (25) aconteceu a palestra do docente, sendo o primeiro evento internacional do mesmo pela UEMG.


    O evento internacional foi promovido pelo The Grassroots Institute, e mostrou ao longo de dez dias os ecossistemas de montanha em contextos de desenvolvimento humano e recursos naturais, gestão destes recursos e sua governança para a conservação sustentável.
    Segundo o professor Marcos o objetivo foi capacitar pesquisadores, estudantes, profissionais e professores que buscam aprender sobre essas temáticas, com abordagens práticas, conhecimentos e habilidades necessárias para enfrentar os desafios do uso sustentável dos recursos naturais em todo o mundo.


    Em 2021 o evento foi feito de forma totalmente remota, contando com a participação de 63 universidades, parques nacionais, ONGs e conselhos locais pertencentes a mais de 30 países. O Brasil foi representado pelo professor Marcos Vinícius assim como pela Dra. Claudia Martins, Pesquisadora do Centro de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco e do Instituto de Conservação dos Carnívoros Neotropicais.


    “Todo o evento científico em grande escala dá um prazer especial e uma enorme responsabilidade a quem apresenta um determinado trabalho. Espero que esse que seja o primeiro de muitos eventos internacionais pela UEMG”, diz o professor, que vê a internacionalização como um instrumento acadêmico e um dos pontos chaves para a qualidade e visibilidade de uma universidade.


    O tema abordado na palestra ao qual foi convidado foi “Uma visão geral da genética da conservação da Mata Atlântica no Brasil” e objetivo do estudo, de acordo com o docente, era identificar tendências e padrões de publicações científicas em genética da conservação na Mata Atlântica brasileira, historicamente o bioma brasileiro mais devastado.

    Tags:

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436
    FAX: (34) 3423-2727

    • dummy+55 (34) 3423-2700

    • dummy+55 (34) 3423-2733

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2021 UEMG