Do dia 04 a 07 de maio, a UEMG Frutal realizou a semana de recepção dos estudantes calouros, a Semana Calourosa 2021. O acontecimento contou com atividades remotas de apresentação do funcionamento da universidade, das entidades estudantis e realização de diversas atividades dentre palestras e minicurso. O evento é realizado anualmente com o objetivo de proporcionar ao aluno ingressante conhecimento sobre os projetos, a história, os movimentos estudantis e todas as atividades desenvolvidas na UEMG Frutal. As transmissões estão disponíveis, para os alunos que não acompanharam, assistirem mais tarde no canal do YouTube da Unidade #UEMGFrutalEmCasa.
O início da programação contou com a Aula Magna "O papel das humanidades na formação do ser humano", ministrada pelo filósofo e ex-Ministro, Prof. Renato Janine Ribeiro, na terça-feira (04). O palestrante foi Ministro da Educação, de abril a outubro de 2015 e, desde 1994, é professor titular da Universidade de São Paulo, na disciplina de Ética e Filosofia Política. A abertura da Semana Calourosa contou também com a participação do Vice-Reitor, Thiago Torres, do Diretor da Unidade, Allynson Takehiro Fujita, da representante discente, Talita Dias, e dos coordenadores do Centro de Pesquisa e Extensão, Danilo V. Vilela e Priscila Kalinke, respectivamente. A palestra está disponível em: https://youtu.be/fvJRG16UFzo.
Renato Janine Ribeiro em sua fala durante o primeiro dia da Semana Calourosa 2021.
O segunda dia de evento, na quarta-feira (05), começou com as boas-vindas aos alunos ingressantes e apresentações por parte da Direção, das Coordenações de Cursos e das Chefias de Departamentos. A programação da manhã continuou introduzindo o Centro de Pesquisa e Extensão, os Centros Acadêmicos, a Associação Atlética Acadêmica Eurípedes Iris Ferreira, e os coletivos da Unidade.
Priscila Kalinke e Danilo V. Vilela apresentam as atividades de Pesquisa e Extensão na Unidade.
Encerrando as atividades matutinas ocorreram as apresentações de dois projetos de extensão, a bateria universitária da UEMG Frutal, Besouteria, e o Grupo Universitário de Teatro "Francisco Natal Machado", com a peça “Contos do Chicó”. As apresentações da manhã estão disponíveis no link: https://youtu.be/uUmYZ-zO99Y.
Apresentação virtual ds atividades da Besouteria.
Apresentação da montagem "Contos de Chicó", baseada em excertos da obra "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna.
A noite de quarta-feira (05), reuniu os ex-presidentes do Diretório Acadêmico, Jordana Alvarenga (2016), Higna Anthoanelle (2017), Robert Souza (2018) e Gabriela Amorin (2019), além da representante do Diretório Central dos Estudantes da UEMG, Talita Dias, para explicar como ocorreram os maiores feitos da organização estudantil na luta por direitos em Frutal. Heytor Lemos mediou a roda de conversa nomeada "Muito Além da Sala de Aula: História e Perspectiva do Movimento Estudantil na UEMG/Frutal". O debate está disponível em: https://youtu.be/owVU19cM3Cs.
Presidentes e membros do Diretório Acadêmico apresentam a história do movimento estudantil na Unidade.
As atividades de quinta-feira (6) focaram no ambiente de ensino remoto. Pela manhã foi apresentada a mesa redonda "Aprendendo no Ensino Remoto: Possibilidades e desafios para estudantes", mediada pela Profa. Maria de Fátima Luz, e teve como debatedores a Profa. Dra. Patrícia Maria Caetano de Araújo e o Prof. Me. Adalcio Carvalho de Araújo. Em seguida foi conduzido um minicurso sobre como mexer na plataforma Microsoft Teams, ferramenta padrão utilizada para as atividades acadêmicas remotas da UEMG, ministrado pelo Prof. Me. Ivan José dos Reis Filho. As atividades estão disponíveis no link: https://youtu.be/YGRJzm1YaPQ.
No período noturno a pauta foi a saúde mental do universitário no período de distanciamento social. O assunto que se tornou importante devido às consequências do isolamento social foi debatido em uma palestra com a Profa. Me. Carla Giovanna Belei Martins, com o tema "Educação e Saúde Mental em Tempos de Pandemia". A palestra esta disponível em: https://youtu.be/wTAFbR6ZrSM.
A Semana Calourosa se encerrou na sexta-feira (07), dia reservado para as atividades de cada curso. O último dia foi marcado por palestras, atividades integrativas e aulas demonstrativas com objetivo de aproximar os estudantes que iniciam a vida acadêmica às atividades de seu curso.