Contraste |
| |

    Conheça projetos protagonizados por mulheres da UEMG Frutal

    Hoje é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi instituída em 2015, por iniciativa da UNESCO e ONU, para celebrar a presença feminina na produção de conhecimento e recordar a disparidade histórica entre gêneros no desenvolvimento de estudos e representatividade entre pesquisadores.


    De acordo com o Relatório de Ciência da UNESCO: Rumo a 2030, em 2015, ano da publicação, somente 28% dos pesquisadores do mundo eram mulheres. No ano anterior, as mulheres figuravam apenas 13% dentre os autores mais citados – com grande variação de acordo com a área de conhecimento, desde 3,7% em engenharia até 31% entre as ciências sociais.


    Nesta data, queremos prestar homenagem às pesquisadoras da UEMG Frutal destacando alguns dos projetos protagonizados por mulheres cientistas para o combate a pandemia causada pela doença COVID-19 e de fomento aos debates de gêneros na ciência local.


    Roda de Conversa “Mulheres na Ciência”


    Durante a I Feira de Ciências da UEMG Frutal, em 2019, o projeto Roda de Conversa “Mulheres na Ciência”, coordenado pela Profa. Dra. Taís A. Correa e com apoio da agência Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizou rodas de conversa em quatro escolas municipais de Frutal com as temáticas: “Mulher nas Ciências Agrárias”, “Mulheres Negras e Indígenas no desenvolvimento de pesquisas”, “Mulheres na ciência” e “Desenvolvimento de ciência por mulheres jurídicas”. As rodas de conversa foram conduzidas por docentes da UEMG e profissionais de reconhecimento nas temáticas, sendo elas: Osânia E. Ferreira, Maria Luiza de Souza e Silva, Vanessa de Castro Rosa, Priscila Kalinke da Silva, Taís Arthur Corrêa, Vera Lúcia da Silva Farias, Kelly da Silva, Marcela Fernanda da Paz de Souza, Ligia Barros de Freitas, Daniela Campos de Abreu Serra e Priscila Alvarenga Gimenes. O projeto da feira ainda proporcionou contato direto de diversos alunos e alunas do ensino básico com a prática do conhecimento científico.

    I_feira_ciencias_mulheres_meninas_na_ciencia.jpg

    Professoras Priscila Kalinke, Priscila Alvarenga Gimenes e Taís Arthur Corrêa conduzem roda de conversa. Alunos projetam experimentos para a feira de ciências. 

    Projeto de Extensão “Frutal Contra A COVID-19”

    Durante os primeiros meses de 2020, enquanto o vírus Sars-CoV-2 começava a tomar conta da população, um grupo de professores, servidores e alunos da UEMG Frutal, de maioria feminina, se juntaram para produzir de forma gratuita 125 kits de produtos de higiene e assepsia voltados ao combate à propagação da pandemia. O projeto contou com a distribuição de kits com sabão de álcool, álcool glicerinado, sabonete líquido e solução de hipoclorito. Os trabalhos tiveram a coordenação da Profa. Dra. Osania Ferreira, da Profa. Dra. Renata Campolim Camargo e da química responsável, Mônica Sousa Cortes juntamente com o apoio da coordenadora dos laboratórios, Fernanda Cassia Guidastre, e dos alunos do Mestrado em Ciências Ambientais, Bruna Cássia Rodrigues Guardiano e Pedro Gomes Peixoto.

    frutal_contra_covid-19_mulheres_meninas_na_ciencia.jpg

    Projeto entregou 100 kits de higiene e assepsia para famílias carentes do município de Frutal.

    Também parte do projeto de extensão, professores da Comunicação produziram a rotulagem dos materiais e disponibilizaram informações sobre medidas de combate e prevenção à doença por meio de spots para rádio e divulgações em mídia social (facebook.com/frutalcontracovid) num período marcado pela desinformação quanto a doença. Fizeram parte dos trabalhos a Profa. Dra. Priscila Kalinke da Silva, a técnica do laboratório de Comunicação, Esp. Daniela Moreira, o Prof. Dr. Rodrigo Portari e o Prof. Dr. Carlos Sabino.


    Laboratório de Biologia Molecular


    Outro projeto aguardado, esperando a confirmação da Anvisa para começar as atividades, é o Laboratório de Biologia Molecular. O espaço irá fornecer testes diagnósticos para a COVID-19 além de outros vírus respiratórios e também identificar doenças transmitidas por vetores como dengue, Zika, febre amarela e chikungunya. Dos professores e servidores envolvidos no desenvolvimento do laboratório, duas são mulheres: a técnica do Laboratório de Biologia Molecular, Dra. Larissa Souza Amaral e a Profª. Dra. Renata Dellalibera-Joviliano, responsável legal pelo laboratório.

    Tags:

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436
    FAX: (34) 3423-2727

    • dummy+55 (34) 3423-2700

    • dummy+55 (34) 3423-2733

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2022 UEMG