Contraste |
| |

    Ex-alunos de Sistemas de Informação são aprovados para mestrado na UNESP

    Os estudantes tiveram contato com a ciência desde muito cedo, o que segundo eles incentivou o desejo pela docência e carreira acadêmcia.

    Os ex-alunos do curso de Sistemas de Informação, Uemerson Pinheiro Junior e Tércio Ribeiro, estão entre os aprovados para ingresso e lista de espera do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.


    O contato dos alunos com a área de formação começou bem cedo, Tércio já lecionava aos 17 anos, quando terminou seu curso Técnico em Informática e começou a trabalhar em uma rede de ensino profissionalizante na área de TI. Já Uemerson conta que seu primeiro contato com a universidade começou por meio de amigos. “Por incrível que pareça eu tive contato com o curso de sistemas de informação desde meus doze anos, onde um amigo meu que estava cursando me deu uma apostila de programação de VisualG que o Prof. Me. Sérgio Portari dava em suas aulas. Com essa apostila eu tive o primeiro contato com programação, tive que ler umas três vezes a primeira página para começar a entender o que era aquilo [risos]. Quando comecei a entender me apaixonei pela área que ainda não sabia nem o que era, mas fazer o computador realizar cálculos era demais”, conta o aluno.


    O coordenador do curso de Sistema de Informação da UEMG Frutal, Prof. Me. Ivan José dos Reis Filho, descreve a proatividade de ambos os alunos que traçaram uma trajetória semelhante durante o bacharelado. “Uemerson e Tércio participaram de projetos de iniciação científica e de extensão obtendo êxito em todos os projetos. O aluno Tércio recebeu o prêmio de melhor projeto de iniciação científica no Seminário de Pesquisa e Extensão de 2019 e o Uemerson como aluno destaque do curso no prêmio Brilhantes da Educação realizado pela Maçonaria. Ambos ofereciam cursos de extensão e monitoria para os demais alunos do curso e sempre foram muitos proativos durante as aulas”, ressaltou.


    Uemerson e Tércio apontam grande importância do auxílio dos professores do curso durante o processo de decisão pela sequência da carreira acadêmica, como incentivos para seguir a formação, ajuda para sanar dúvidas, amparo com dicas sobre a pós-gradução e o envio de cartas de recomendação. Ambos os estudantes se mostram interessados na docência, desejo que se mostrou presente em diferentes momentos de suas formações. Uemerson indica que o contato com projetos de pesquisa foi um dos motivadores para o mestrado. “O Prof. Me. Ivan José dos Reis Filho me deu a oportunidade de participar em um projeto de pesquisa e extensão, onde pude vivenciar o que era ser um pesquisador por meio desse projeto”, relatou. Os estudantes ainda contaram com a participação do Prof. Me. Sérgio Portari, docente e orientador de TCC de Tércio, no processo que os levou para conhecer o campus de Bauru-SP da UNESP, onde cursaram algumas disciplinas como alunos especiais. “Sem dúvida a UEMG me ajudou e me proporcionou bons frutos para meu desempenho e crescimento”, finaliza Tércio.


    O sentimento do curso em receber a notícia das aprovações foi de felicidade. O Prof. Me Sérgio Portari destaca a relevância da conquista dos estudantes também para a universidade. “Os dois foram excelentes alunos, participaram de projetos de iniciação científica e desenvolvimentos no NUPSI, mostrando que conseguimos disputar vagas de igual para igual com alunos de grandes Universidades do país”, aponta o professor. Ainda na lista de espera mais um ex-aluno de turmas anteriores do curso de Sistemas de Informação, Murillo Cuervo, aguarda vaga no mesmo processo seletivo.

    Atualização: Gostaríamos de parabenizar o ex-aluno Guilherme Henrique Pereira, também aprovado no mesmo processo seletivo.

    Tags:

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436
    FAX: (34) 3423-2727

    • dummy+55 (34) 3423-2700

    • dummy+55 (34) 3423-2733

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2022 UEMG