21° Seminário de Pesquisa e Extensão tem início na Unidade Frutal

Ontem, 11 de novembro, a UEMG Frutal deu início à etapa interna do 21° Seminário de Pesquisa e Extensão – Polo Triângulo Mineiro. O seminário recebeu palestras no período da manhã, apresentações de trabalhos a tarde e a abertura oficial a partir das 19h, no Anfiteatro da Unidade.

Foram temas das palestras da manhã os desafios da sociedade no contemporâneo período do Antropoceno, por meio de vídeo conferência com o Prof. Dr. João Ribeiro Mendes (Universidade do Minho - Braga), o papel do Ministério Público (MP) na defesa do Meio Ambiente, com o Promotor Renato Teixeira Rezende.

Durante a tarde houve as apresentações de projetos de pesquisa dos alunos do Mestrado em Ciências Ambientais.

A abertura oficial do simpósio, a partir das 19h, contou com apresentações artísticas e culturais do dançarino Alexandre Roiz e do Grupo Cia Teatral Maré. Por fim, a Profa. Dra. Simone Medeiros de Carvalho (FaE/UEMG) discursou sob o tema “Desafios de Minas Gerais diante da reconfiguração das políticas públicas para educação: do choque de gestão até o não-estado”. A professora analisou durante a fala as políticas publicas de Minas Gerais, com foco na área da educação, e debateu sobre a perspectiva do atual Governo de MG para a área de educação caracterizando-se pela conceituação de um não-estado.

A professora contextualiza a importância de se fazer presente tal discussão no evento para o entendimento do campo das políticas publicas aplicadas ao campo educacional e ainda mostrar a possibilidade de realização de pesquisas fora do laboratório, focadas no campo etnográfico, em experiências práticas, em entrevistas e referências bibliográficas. “A importância passa pelo entendimento da situação da UEMG dentro desse contexto, por que nós somos uma universidade pública vinculada ao estado que vem sofrendo com esses ataques recorrentes de cortes de recursos, sucateamento das instalações, situação dos professores em relação a salários e a ausência de quadros efetivos de servidores de outras áreas”, explica Simone.

O 21° Seminário de Pesquisa e Extensão – Polo Triângulo Mineiro acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro em ambas as Unidades. O seminário tem por objetivo fomentar e divulgar as produções científicas no meio universitário e é organizado numa parceria entre os Centros de Pesquisa e Extensão das duas Unidades da UEMG no Triângulo Mineiro. Acesse a programação completa do evento:  http://uemg.br/noticias-frutal2/3439-divulgada-programacao-final-do-21-seminario-de-pesquisa-e-extensao

Clique aqui para acessar a cobertura completa.

Tags: ,

Endereço - FRUTAL