Unidade Frutal | Curso de Engenharia Agronômica realiza 1ª Competição de Pontes de Palito de Madeira

A disciplina de Física II realizou ontem (22) a 1ª Competição de Pontes de Palito de Madeira da Engenharia Agronômica. O evento trata-se de uma competição que ocorre no mundo todo entre os alunos de engenharias, cujo objetivo é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de madeira e colas epoxi e quente (tipo silicone, aplicada com pistola).
    De acordo com as regras da competição a ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1m, com massa não superior a 250g. A construção deve ser precedida da análise de alguns tipos possíveis de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida, com estimativa da carga de colapso.
    O objetivo principal do trabalho proposto foi motivar os alunos no desenvolvimento de habilidades que lhes permitam aplicar conhecimentos básicos de Física II para resolver problemas de Engenharia, utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia, projetar sistemas estruturais simples, comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita e trabalhar em grupo para executar os projetos.
    A aula utilizou de metodologias ativas como PBL (Problem Based Learning), ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), e a construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de um problema.

Endereço - FRUTAL

UEMG - Unidade Frutal