Os professores Dr. Gustavo H. Gravatim Costa e Dra. Taís Arthur Corrêa, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Frutal, participaram do 73rd International Congress and Annual Meeting of the Society for Medicinal Plant and Natural Product Research (GA), realizado entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2025, em Nápoles, Itália.
Na ocasião, os docentes apresentaram cinco trabalhos científicos, desenvolvidos em parceria com alunos do Mestrado em Ciências Ambientais e bolsistas de graduação em Engenharia de Alimentos e Engenharia Agronômica. As pesquisas são financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG – APQ-04829-24) e pelo Projeto de Pesquisa e Extensão Estruturante (PPEE).
Os estudos abordaram desde a avaliação química e citotóxica de extratos de Azadirachta indica e suas aplicações em processos fermentativos, até resultados envolvendo leveduras autóctones isoladas de agroindústrias de cachaça, com foco em seu potencial para utilização na alimentação animal.
A participação no congresso, um dos mais relevantes do mundo na área de plantas medicinais e produtos naturais, reforça o compromisso da UEMG/Frutal com a internacionalização da ciência, a formação de novos pesquisadores e a busca por soluções sustentáveis a partir dos recursos naturais.