Pelo segundo ano seguido, o curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal, está entre os finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Universitária, consolidando-se como referência em formação e produção acadêmica de qualidade.
O destaque desta vez vai para o aluno Gustavo da Silva Souza, autor da reportagem “Liberdade Financeira”, selecionada entre as cinco finalistas da categoria Universidade, etapa Minas Gerais. Além dele, os colegas Lucas Resende, Pedro Afonso Soares e Iáscara Rufino também inscreveram produções de grande relevância, demonstrando o potencial e a diversidade do trabalho desenvolvido pelos estudantes.
Todas as reportagens foram publicadas na Revista +, projeto coordenado pela professora Ariane Barbosa Lemos, que destacou a importância da conquista:
“Há três anos venho trabalhando com os alunos da disciplina Produção Jornalística para Plataformas Digitais a elaboração de uma revista hipermídia. A Revista + traz a cada edição conteúdos sobre uma temática específica. A publicação de 2025 abordou o empreendedorismo sob diversos enfoques. Todas as quatro reportagens produzidas foram inscritas no 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Recebemos com muita alegria a indicação da reportagem do Gustavo entre as cinco selecionadas em todo o estado. Nossa reportagem é a única finalista de uma universidade pública e do interior. Estar entre os finalistas pelo segundo ano consecutivo é um feito que deve ser comemorado por todos nós. É uma comprovação da qualidade do curso e das habilidades jornalísticas dos nossos alunos”, celebrou.
Em 2024, o curso já havia conquistado espaço entre os finalistas com a reportagem do aluno Rian Fernandes. Agora, em 2025, a tradição se mantém com o trabalho de Gustavo, reforçando a excelência do projeto acadêmico.
O estudante destacou o orgulho pela conquista:
“Fiquei muito feliz pela indicação para a final. Para mim, esse reconhecimento é ainda mais especial porque conciliar estudo e trabalho em uma rotina cansativa não é fácil, mas mostra que o esforço tem valido a pena e que estou alcançando bons resultados. Essa conquista é muito importante, é uma das primeiras de muitas que espero alcançar e, com certeza, me dá ainda mais motivação para seguir em frente”, afirmou Gustavo.
O resultado será divulgado no dia 19 de setembro, e toda a comunidade acadêmica já está na torcida por mais essa vitória do Jornalismo UEMG/Frutal.
Parabéns aos alunos, professores e a todos que fazem parte desse projeto que continua levando o nome da universidade ao reconhecimento estadual!