A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica de Frutal, promoveu uma atividade de extensão voltada à integração entre seus alunos e estudantes do Ensino Médio da rede pública. A ação foi coordenada pelo professor Wisley Moreira Farias e contou com a participação de alunos do curso de Engenharia Agronômica.
O projeto teve como foco a promoção do diálogo entre a universidade e a comunidade local, além de proporcionar uma vivência prática aos universitários. Estudantes do 3º ano da Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira, também de Frutal, foram convidados a visitar o campus da UEMG e a participar de uma aula sobre erosão do solo.
A proposta foi desenvolvida para ampliar a compreensão dos alunos da escola sobre a importância da conservação do solo e de práticas sustentáveis na agricultura. De acordo com a coordenação, a atividade valerá como horas acadêmicas para os universitários envolvidos, estimulando o engajamento nas ações de extensão e o envolvimento com a comunidade.
O professor Wisley Moreira Farias destacou a relevância da iniciativa para a formação dos futuros engenheiros agrônomos. “Essa atividade permite que nossos alunos apliquem os conhecimentos teóricos em uma situação prática, ao mesmo tempo em que compartilham suas experiências com os estudantes da escola”, afirmou.
A UEMG Frutal reforça, por meio de ações como essa, seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a formação de profissionais qualificados, atuando como agente de transformação social por meio da educação.