Contraste |
| |

    Secretário Marcelo Aro minista palestra e ouve demandas da UEMG/Frutal

    O secretário de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro, visitou a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, unidade acadêmica de Frutal, junto com o deputado estadual Arnaldo Silva, em um evento organizado pela Professora Cristina Veloso, nesta quinta-feira (03). Aro ministrou uma palestra sobre "Adversidades da vida de um pai atípico e político" no anfiteatro. Durante a apresentação, estiveram presentes várias autoridades e, além disso, prefeitos de cidades da região como Planura, Pirajuba e Fronteira.

    Após a palestra, as autoridades e comunidade acadêmica se reuniram na APAE e, dentre as pautas discutidas em relação à Uemg de Frutal, a promotora do Ministério Público, Daniela Campos, deu destaque a duas, sendo a primeira a transferência das matrículas para o nome Uemg, e para isso, solicitou novamente que esta questão seja levada ao órgão competente do Ministério Público para as negociações, o COMPOR (Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica), e no segundo ponto, destacou a importância da fazenda experimental para o curso de engenharia agronômica. O processo da fazenda experimental, esclareceu a promotora, está judicializado, mas é possível levar a discussão para pensar a solução da desapropriação, sendo uma saída possível a negociação de que parte das terras fique para o proprietário e parte para Uemg, para não inviabilizar a fazenda experimental.

     A promotora de justiça, Daniela Campos, já havia tentado levar a discussão das obras paralisadas da extinta Hidroex ao COMPOR, mas não obteve sucesso. Com isso, o secretário Aro se colocou à disposição e solicitou que fosse enviado e tramitado novamente o assunto no órgão competente para que ele desse seguimento a essa pauta.

    “Participei hoje da reunião com o secretário de governo Marcelo Aro, com o deputado estadual Arnaldo Silva e, seguindo as reflexões do próprio secretário, vou renovar o pedido de uma rodada de negociação no órgão do COMPOR, em torno das questões afetas à adequada destinação dos imóveis da UEMG de Frutal. Esse órgão é localizado em Belo Horizonte, no Ministério Público de Minas Gerais, e pode auxiliar a finalizar a negociação”, afirma a promotora Daniela.        

    A Vice-Diretora da UEMG/Frutal, Karol Natasha Castanheira, também participou do encontro e informou que a transferência das matrículas para o nome da UEMG/Frutal é de suma importância para a continuidade de todo o trabalho da finalização das obras do Complexo UEMG.

    O Diretor da UEMG/Frutal, Leandro Pinheiro, recepcionou Marcelo, participou da palestra e também do encontro na APAE. “É muito importante receber um secretário de primeiro escalão do governo para que a Uemg possa apresentar suas demandas”, declara.

    A comunidade acadêmica aproveitou a oportunidade para apresentar outras demandas ao Dep. Estadual Arnaldo Silva, como apoio para a abertura de um novo curso na Unidade de Frutal, auxílio nas negociações para aumento da ajuda de custo docente, além de outras reivindicações.

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436

    • dummy+55 (34) 3429-3500

    • dummy+55 (34) 3429-3450

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2025 UEMG