A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica de Frutal, acaba de receber a aprovação e publicação da verba para o projeto de pesquisa "Limnologia de reservatórios rasos em rios de primeira ordem represados na paisagem rural do Cerrado Mineiro", coordenado pela Professora Eliana Aparecida Panarelli.
O projeto, aprovado na Chamada Fapemig 09/2024, conta com a parceria de professores e uma mestranda, e tem como objetivo verificar as consequências ecológicas de represamento múltiplos em rios de primeira ordem e avaliar a influência do uso da terra na qualidade da água.
“Com a aprovação do projeto, o valor de R$ 164.294,96 será investido na compra de equipamentos, material para amostragem em campo, bolsas de apoio à pesquisa e estruturação de laboratório de limnologia”, destaca Panarelli.
Os trabalhos serão iniciados em março e terão duração de quatro anos, com a finalização da pesquisa em 2028. A UEMG/Frutal acredita que esse projeto contribuirá significativamente para o avanço do conhecimento em limnologia e para a conservação e uso sustentável da água no Cerrado Mineiro.