A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica de Frutal, acaba de receber a aprovação e publicação da verba para três projetos de pesquisa coordenados por docentes da instituição.
O primeiro projeto, intitulado "Influências regionais nas propriedades do solo: bioprospecção de isolados na cultura do amendoim", é coordenado pelo Professor Jhansley Ferreira da Mata e recebeu uma verba de R$ 1.094.311,96 para ser executado ao longo de 4 anos, a partir de 20 de fevereiro de 2025.
“O projeto visa realizar a coleta e análise física, química e biológica de solos em propriedades rurais com cultivo de amendoim nos municípios de Frutal e Jaboticabal. A verba será destinada para a compra e manutenção de equipamentos, bolsas de mestre e pós-doutorado, insumos, manutenção estrutural de laboratórios e divulgação dos produtos pretendidos”, destaca Jhansley.
O segundo projeto, intitulado "Biocarvão e Inovação no Cultivo de Cana-de-Açúcar no Cerrado Mineiro", é coordenado pela Professora Osania Emerenciano Ferreira e recebeu uma verba na faixa A, com duração inicial de 12 meses.
“O projeto visa avaliar o desempenho do biocarvão no cultivo de cana-de-açúcar no Cerrado Mineiro, representando um passo importante para soluções agrícolas sustentáveis que alinhem a pesquisa científica às necessidades dos produtores e da sociedade. A verba será destinada para a aquisição de insumos e equipamentos, melhoria de estrutura laboratorial e financiamento de bolsas de pesquisa”, informa Osania.
A Professora Eliana Panarelli, também teve o Projeto aprovado e financiado.
Ambos os projetos contam com a colaboração de equipes multidisciplinares e têm o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG e de outras instituições parceiras.
Os docentes agradecem a todos os colaboradores e instituições que apoiam os projetos, destacando a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento sustentável da região.