O otimismo com a aprovação contagiou a maioria dos candidatos do Vestibular UEMG 2025, que aconteceu neste domingo (12/1). Na saída das salas de prova, foram elogiados o tema da redação e a qualidade das questões da Prova de Conhecimentos Gerais realizada na Unidade Acadêmica de Frutal. Neste ano, a direção da unidade uniu-se aos encarregados do portão, para orientar os candidatos a se apressar quando o tempo estava se acabando. O diretor, Leandro Pinheiro, e a vice-diretora, Karol Natasha, apressaram quem chegou nos últimos minutos, para garantir o acesso às salas de prova.
De acordo com o coordenador do Vestibular 2025, Glauco Antônio de Queiroz Filho, que trabalhou para organizar o processo pela primeira vez, a experiência foi enriquecedora e não houve intercorrências. “Tudo ocorreu muito bem e meu desejo é que todos consigam completar seu sonho de iniciar a graduação.”
O professor Leandro Pinheiro, diretor da UEMG/Frutal, comentou que a unidade recebeu um total de 1.272 inscrições e 997 participaram da prova. “As provas transcorreram sem incidentes, não houve candidatos que perderam a hora e apenas um deles não conseguiu realizar a prova devido à falta de documento. No restante, tudo aconteceu na mais perfeita normalidade e o tema sobre uso de celulares em salas de aula foi muito atual, uma coisa polêmica, muito discutida atualmente e isso é interessante, pois hoje os jovens usam muito isso e estão habituados.”
Leandro diz que a expectativa para 2025 é que os cursos da UEMG em Frutal sejam mais fortalecidos, com um número maior de alunos em cada um deles e a busca da realização de diversos projetos que estão em andamento e devem ser executados neste ano.
Para a vice-diretora Karol Natasha Lourenço Castanheira, o tema da redação criou uma oportunidade interessante, pois o assunto já gerou muitos debates e é um tema bastante atual. A avaliação do certame em 2025 foi que essa testagem dos alunos por meio da prova de conhecimentos gerais das disciplinas tradicionais e a redação criou uma liberdade para discutir o tema. “Essa geração está imersa nas tecnologias digitais e pode discutir e argumentar de uma forma bastante coerente. Eu estou na UEMG em Frutal desde 2012 e de lá para cá tivemos o concurso público, hoje temos mais de oitenta professores efetivos na unidade, tivemos uma expansão gigantesca na implantação de laboratórios, que foram 13 em 2024, com estufas agrícolas, galpão de máquinas e muito mais.”
Karol aponta que a UEMG/Frutal tem, entre suas metas para 2025, a implantação do Restaurante Universitário e o término de obras inacabadas do Instituto Hidroex, entre outras. “A UEMG vem se agigantando a cada ano. Temos dois programas de graduação e mestrado e vamos partir neste ano para lançar um programa de doutorado em Difusão do Conhecimento na região, abrir uma pós-graduação na área de Comunicação Digital e Produção de Conteúdo, enfim, a UEMG/Frutal só vem crescendo. Não há conquista sem luta, mas temos energia para isso e vamos começar a expandir, pois é desejo trazer pelo menos um curso a mais, sendo os dois mais cotados Psicologia ou Educação Física. Poderemos ter novidades nesse aspecto a partir de 2026.”
Além da estrutura montada pela empresa MS Concursos para a organização do vestibular em Frutal, os alunos contaram com suporte de socorro médico prestado por uma empresa de São José do Rio Preto-SP e apoio à segurança que foi prestado pelo 69º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais.
Veja fotos da aplicação da prova de conhecimentos gerais por Minas Gerais: