O dia 26 de setembro de 2024 ficou marcado pela comemoração de duas décadas da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica de Frutal. Foi realizado um evento durante o dia todo com Mesa Redonda, vídeos de homenagens, história da universidade, inauguração da Galeria dos Diretores, apresentação teatral e musical. Além disso, teve também o Festival de Música que premiou três artistas locais.
O 1º lugar ficou para a banda Sons of Guerrilha, o 2º para a cantora e aluna Lorena Agreli Lemos e o 3º para a banda Os Macaúbas. A premiação do pódio era, respectivamente, 500, 300 e 200 reais.
O evento contou com a ilustre presença da magnífica reitora Prof.ª Dra. Lavínia Rosa Rodrigues, que fez questão de prestigiar e inaugurar a Galeria dos Diretores citando a importância do trabalho realizado por cada um dos três gestores que já passaram pela Unidade Frutal, sendo eles, Ronaldo Wilson (2004 – 2015), Allyson Takehiro Fujita (2015 – 2021) e Leandro de Souza Pinheiro (2021 – 2025).
O diretor Leandro Pinheiro, que acompanhou toda a programação da festividade com muita alegria, fez questão de relembrar a história da UEMG e todos os desafios, sejam já enfrentados ou os que virão pela frente.
“É uma data importante e marcante para nós quando se trata de 20 anos de existência. No início, tínhamos apenas um Curso, e hoje temos nove de graduação, além de dois cursos de mestrado e o doutorado que, possivelmente, entra em vigor em 2025. Nos orgulhamos dos avanços democráticos que tivemos com a criação do Conselho Departamental, visando que as decisões da Unidade sejam coletivas. Também avançamos no campo da Pesquisa e ciência, com melhoria na infraestrutura e com o recebimento de alunos e pesquisadores internacionais em nossos programas de Mestrado e Graduação. Conquistamos o local físico para o Núcleo de Assistência Jurídica (NAJ), inauguração de salas para os cursos, como foi a Sala do Júri-Simulado mais recentemente, laboratórios abandonados e que foram revitalizados, e isso com certeza nos dá um grande orgulho. Ainda esperamos muito, mas temos uma alegria muito grande para a comemoração dos 20 anos”, afirma Leandro.
A Vice-Diretora, Karol Natasha Castanheira, que também acompanhou o evento em sua totalidade, informou sobre a comissão organizadora com servidores(as) para a realização e agradeceu os 90 parceiros que apoiaram e patrocinaram o evento. Ela falou também sobre as próximas conquistas e sonhos para a UEMG/Frutal.
“Na projeção futura eu vejo duas questões que precisam ser alcançadas: primeira é sobre as questões estruturais, como por exemplo, o abastecimento da energia elétrica na unidade e a iluminação, que é um problema seríssimo que nós estamos tentando solucionar. Estamos bem encaminhados com o projeto da CEMIG e temos uma previsão de que, em no máximo em dois anos, esse problema seja solucionado. A outra questão é o restaurante universitário, que queremos viabilizar entre 2025 e 2030, além de outras questões estruturais envolvendo laboratórios, biblioteca e ginásio esportivo que, se forem alcançadas, será um grande avanço. Imagino que as próximas gestões também vão pegar os desafios humanos, tendo que pensar sobre como trazer mais corpo técnico e Professores para a instituição”, afirma Karol.
A Vice-Diretora também conta sobre o sentimento de comemorar duas décadas de UEMG/Frutal.
“Não sei nem descrever, porque cheguei aqui com 24 anos e já tenho 36. Passei por diversos cargos de gestão, então acompanhar toda a trajetória da universidade com as melhorias em estrutura e a chegada de profissionais capacitados é muito gratificante. A vida dentro do sistema público é de muita luta, mas temos que ter o espaço para comemoração. Foi um dia de festa, com muitas mãos envolvidas na montagem do evento e com uma rede de contato externa do município. Temos muito orgulho, pois é o tipo de evento que aproxima a Universidade com a comunidade externa e se não fosse a cidade de Frutal, não teríamos conseguido”, conclui a Vice-Gestora.