Sala do Jurí Simulado da UEMG/Frutal é inaugurada com presença de autoridades

Na terça-feira (30), houve a inauguração da Sala do Júri Simulado na Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, Unidade Frutal. O espaço será utilizado para atender a simulação de um tribunal judiciário, onde divididos em três grupos (dois grupos de debatedores e um júri popular), os alunos debatem sobre um tema proposto até chegar a um veredicto.

O evento contou com a presença especial do Juiz de Direito Doutor Gustavo Moreira, do Diretor da UEMG/Frutal Leandro Pinheiro, da Vice-Diretora Karol Natasha Castanheira, da Professora Cristina Veloso, do Professor Fausy Vieira Salomão, da Professora Rubia Spirandelli, da Servidora Marcela Matos, do presidente do Centro Acadêmico de Direito Lucas Guedes, do Coronel Ivanildo Gomes dos Santos, e da Chefe do Setor de Infraestrutura Mariana Faria. A concretização desse espaço só foi possível pelo esforço conjunto de todos.

O Juiz de Direito Gustavo Moreira informou que a atividade de júri simulado, agora com o seu espaço próprio, proporcionará aos alunos do Curso o aprendizado na prática do Tribunal do Júri. “Aqui será possível conhecerem o trabalho de um Juiz, do Promotor de Justiça, do Defensor Público, dos advogados, dos jurados, das testemunhas que se apresentam, dos réus que serão interrogados e eventualmente da vítima”, comenta.

O Diretor da UEMG/Frutal, Leandro Pinheiro, destacou que este é um momento histórico para a Universidade. “Temos parceiros que nos auxiliaram no empréstimo de espaços para realizar os juris simulados, há exemplo da Câmara Municipal. Porém, é muito importante ter um espaço próprio. Esse local foi possível graças aos esforços de diversas mãos, como por exemplo o Juiz Gustavo Moreira, o Conselho Comunitário de Segurança Pública-Consep. Este era um local abandonado que agora será de grande utilidade. Agradeço muito a todos envolvidos na realização desse sonho”, comenta.

A Vice-Diretora da UEMG/Frutal, karol Natasha Castanheira, salientou que a Sala do Jurí Simulado é uma pauta do Curso de Direito de muitos anos. “Conseguimos colocar este local em funcionamento graças ao Judiciário e ao Consep. Deixo meu agradecimento a essas duas instituições e a Mariana Faria, que é a nossa Chefe do Setor de Infraestrutura e desenhou o projeto, submeteu e acompanhou todo o processo. Destaco que a atividade principal da Universidade é o ensino e, quando os nossos alunos têm a possibilidade de vivenciar, mesmo que de forma simulada, casos que eles podem vir a ter na vida profissional, é fundamental no processo de formação deles. Acredito que essa sala vai fazer com que os nossos estudantes tenham uma formação profissional melhor”, comemora.

O Presidente do Centro Acadêmico de Direito-CAD, Lucas Guedes, aproveitou a oportunidade para manifestar a alegria desta conquista. “A gente fica muito feliz pela realização do trabalho feito e pelo esforço conjunto de todos. Deixamos aqui os parabéns pela realização desse projeto. Agradeço em especial a Mariana, Chefe do Setor de Infraestrutura. Se não fosse ela e o projeto, com certeza a gente hoje nem estaríamos aqui inaugurando a sala. Agradeço também o professor Moacir, que hoje ele é professor na cidade de Araguari e que iniciou o sonho no ano passado e hoje a gente está aqui tendo a oportunidade de inaugurar. A gente também aproveita e agradece a Direção que está sempre aberta e disposta a nos ajudar em tudo que a gente leva para eles e também ao Centro de Manutenção. Agradeço todos os trabalhadores e principalmente o Dr. Gustavo e o Consep”, comenta.

Endereço - FRUTAL

UEMG - Unidade Frutal