Espaço de Mecanização Agrícola da UEMG/Frutal é inaugurado

Na tarde desta terça-feira (25), foi inaugurado o Galpão de Mecanização Agrícola da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, Unidade Frutal. O evento contou com a presença de dezenas de alunos (as) do Curso de Engenharia Agronômica, que terão aulas práticas no local.

O Diretor da UEMG/Frutal, Professor Doutor Leandro Pinheiro, destacou que houve muita dedicação e luta para conseguir este local. “O mais importante de tudo isso é que além de atender o próprio curso, nossos professores e alunos, a gente atende também a comunidade. Sabemos do potencial agro da nossa região e essa inauguração mostra o quanto estamos engajados em atender as demandas. A conclusão desse trabalho não foi simples e passamos por reuniões, diversas situações e planejamentos, aprovamos no conselho Departamental e também conversas com a região. Felizmente, tivemos todo o apoio da Reitoria e todas as orientações. Foi fruto de muita união e cooperação e agora finalmente conseguimos finalizar essa obra para atender o curso de Engenharia Agronômica. É algo necessário para a logística dos maquinários e equipamentos agrícolas”.

Durante a cerimônia, a Promotora de Justiça Daniela Campos, explanou sobre a importância da inauguração desse local para a comunidade acadêmica e frutalense. “Hoje é um dia de muita alegria e, principalmente, de reconhecimento do quanto o curso de Engenharia Agronômica têm sido um dos motivos pelos quais a gente luta pela UEMG/ Frutal. Como a nossa região têm o perfil do agronegócio, ele tem que ter esse protagonismo. O coordenador do curso tinha conseguido milhares de reais em equipamentos e, paralelo a isso, fechamos aquele acordo de 10 milhões de reais em danos morais para a UEMG/Frutal na operação Aequalis com o Grupo Português. Tínhamos esses valores para gerir e foi um longo caminho, porque, o Curso apresentou ao Conselho Departamental e depois ao Judiciário”.

A Promotora salientou que esse é efetivamente um trabalho coletivo, de muitas mãos. “Para o Ministério Público essa inauguração tem um significado muito grande, justamente porque é mais uma devolução para a sociedade frutalense. Esse galpão atende a um dos Cursos mais importantes da nossa Unidade, relacionado ao perfil econômico da região. É muita alegria com a certeza que ainda temos um longo caminho a ser feito. Estamos com uma mediação aberta em Belo Horizonte, no Compor, com o Governo do Estado, Diretoria e Reitoria da UEMG e vamos conseguir dar mais anúncios para a comunidade frutalense”.

Karol Natasha Castanheira destaca que essa é uma conquista que traz alegria e esperança para a UEMG/Frutal. “Estamos na gestão há três anos e permanecemos tentando. Quando eu ouço que as obras da extinta Hidroex estão paralisadas, afirmo que não estão! Sempre buscamos informações, contratamos empresas de engenharia e confiante para finalizar esses espaços. Cada vez que a Unidade consegue finalizar alguma etapa, é de muita importância. Para o curso de Engenharia Agronômica, eles investiram mais de 10 milhões de reais nos equipamentos. A Agronomia estava precisando de um local e conseguimos sanar esse problema. Hoje é um dia de agradecimentos e também de acreditar no serviço público. Não é fácil, mas é apaixonante quando as coisas começam a dar certo. Sabemos pelo o que estamos lutando.”

Jhansley Ferreira da Mata, destaca que este espaço será importante para a extensão e as aulas práticas. “Hoje é um dia muito importante para os alunos, professores e para a instituição como um todo. Com todos os elementos necessários aplicaremos ainda mais a parte de ensino, pesquisa e extensão. Ter o galpão de mecanização agrícola proporcionará as aulas práticas pois, temos os equipamentos e maquinários. Com isso, nossos alunos já sairão prontos e com o conhecimento prático, o qual será aplicado junto as empresas ou no campo. É muito importante ter esse espaço, sendo que os professores já vão começar a aplicar o conhecimento aos alunos.”

A aluna do 4° ano de Engenharia Agronômica da UEMG/Frutal, Júlia Vieira, acompanhou a inauguração do galpão. "Ficamos muito felizes por isso. Conseguimos observar a evolução do curso desde os primeiros anos até agora. Contudo, a gente consegue ver na prática o conteúdo teórico da sala de aula. É possível também notar o esforço não só dos alunos, mas dos professores, principalmente do Jhansley Ferreira da Mata. Estamos felizes não só no sentido individual, mas coletivo".

Endereço - FRUTAL

UEMG - Unidade Frutal