Contraste |
| |

    Professores e alunos da UEMG/Frutal conquistam o Prêmio Intercom de Comunicação

    Utilizar estrategicamente a comunicação para fortalecer os direitos humanos, os quais resguardam a dignidade de todas as pessoas humanas. Este é o principal objetivo do projeto extensionista vencedor do Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social – Modalidade Extensão – no Congresso Intercom Região Sudeste.

    Com o título, “A Operacionalização da Comunicação e a Promoção do Direito Dignificante: A Extensão na Mitigação dos Processos Sociais Excludentes no Triângulo Sul das Gerais”, o trabalho conta com uma equipe formada por integrantes ou ex-integrantes da comunidade da Universidade do Estado de Minas Gerais – Frutal. As ações extensionistas do projeto abrangeram as temáticas dos direitos humanos abrangeram o respeito à pessoa idosa; o enfrentamento do capacitismo; a igualdade de gênero; o fim da violência contra a mulher; a equidade racial.

    Os públicos-alvo são a comunidade frutalense e região; os gestores de segurança pública, escolas, órgãos e instituições sociais; e as educandas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As ações de comunicação foram realizadas por meio das notas para as rádios e dos envios de relises; através da elaboração e da divulgação da cartilha instrucional Oficinas Itinerantes Pró-direitos Humanos e, por meio, da realização das oficinas com a APAC-Feminina e o CRAS.

    O projeto foi financiamento pelo Programa Institucional de Apoio à Extensão (PAEx - Edital 01/2022) e contou com a participação de docentes do direito e do jornalismo. Com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, utilizaram-se indicadores de pesquisa, práticas de ensino e a participação de bolsistas Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG (PAPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

    No trabalho premiado, a continuidade do trabalho extensionista foi indicada nas atividades do Projeto Tecnologia Social e Enfrentamento do Capacitismo na Microrregião de Frutal, o qual recebeu o fomento do Edital PAEx 01/2023, na ênfase das ações de combate ao preconceito e à discriminação da pessoa contra deficiência. O projeto foi realizado na Microrregião de Frutal e contou com a parceria, APAE, Associação Abraço Azul Autismo e, conforme a atividade, com a participação de distintas instituições como Poder Judiciário de Frutal, 69º BPMMG, Imprensa frutalense. O mesmo projeto foi aprovado no Edital PAEx 01/2024 para ser realizado na Microrregião de Barbacena.

    O Intercom Sudeste foi realizado entre os dias 30 de maio a 01 de junho, na Unipac Barbacena.

    Equipe:

    Coordenação dos Projetos: Prof.ª Dra. Marcela da Paz - UEMG Barbacena

    Docentes integrantes: Prof.ª Ma. Regina Teixeira - UEMG Frutal; Prof. Me. Fernando Ringel

    Discentes PAEx: Joaquim Neto e Sabrina Melo; FAPEMIG: Maria Eduarda e Juliana Sato; PAPq: Sabrina Bárbara.

    Profissional: Júnior Heitor

    Endereço - FRUTAL

    UEMG - Unidade Frutal

    Avenida Escócia, 1001
    Bairro Cidade das Águas
    Frutal / MG
    CEP: 38202-436

    • dummy+55 (34) 3423-2726

    • dummy+55 (34) 3423-2728

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2024 UEMG