Escola Estadual Lauriston Souza realiza visita guiada na UEMG/Frutal

Laboratórios de Física, de Microscopia e Lupas, de Físico-Química e de Informática foram os grandes destaques da visita, utilizada como apoio didático-pedagógico para a disciplina de Ciências Criativas.

A manhã desta terça-feira, 30 de abril, foi de grande agitação nas dependências da UEMG Frutal. O projeto Feira de Ciências da UEMG Frutal recebeu 33 estudantes de 2º ano do Ensino Médio e 2 professores, todos da Escola Estadual Lauriston Souza (Polivalente) do município de Frutal-MG. A professora Auzenir Furtado Dantas Jonas e a professora Erciane Alucineia da Costa acompanharam a visita, que foi utilizada como apoio didático-pedagógico para a disciplina de Ciências Criativas, itinerário formativo do Novo Ensino Médio.

Os visitantes foram recebidos pelo discente Oscar Pereira, aluno do curso de Engenharia de Produção, e pelo professor Fábio Rodrigues, coordenador do projeto Feira de Ciências, e puderam conhecer toda a infraestrutura da unidade, tanto física quanto didática e pedagógica, num contexto de experienciar o dia-a-dia de um estudante universitário, além de poderem participar de atividades lúdicas desenvolvidas nos laboratórios de Informática, de Física, de Microscopia e Lupas e de Físico-Química.

Em conversa com o professor Fábio, as professoras Auzenir e Erciane comentaram sobre a importância do projeto e da visita: “a visita foi muito gratificante, porque a gente percebe o interesse dos alunos. E, com certeza, abre um horizonte para esses alunos, que muitas das vezes não sabem o que a nossa Universidade oferece. É muito importante que essas oportunidades sejam dadas, para que elevem o grau de conhecimento desses alunos e que eles tenham uma maior participação na área tanto física, química e biológica. E contribuem para o conhecimento, ajudando nas próximas escolhas. Nessa oportunidade, eles têm uma visão mais ampla de todos os campos que eles têm a percorrer e quais as perspectivas que eles podem buscar”, comentou a professora Auzenir. “Atraiu bastante a atenção deles. É uma aula diferenciada, motivadora, que serve para a construção do conhecimento deles. Nesse momento, eu e os alunos conseguimos perceber a evolução da tecnologia, que foi o que mais atraiu eles no laboratório de informática. A maioria dos nossos jovens estão vivendo isso nesse momento. Alguns vivem as outras disciplinas, mas foi também muito atrativo para eles. E contribui muito para o conhecimento e desenvolvimento deles. Eles saem daqui da universidade hoje com outra visão”, comentou a professora Erciane.

Os estudantes Fernanda Donel Finkler e Maychael Douglas Belo Nunes também conversaram com o professor Fábio e contaram suas perspectivas a respeito da visita, que foi o primeiro contato deles com a unidade: “Eu gostei bastante da área de biologia, dos laboratórios, também gostei bastante das ondas que foi muito interessante, e também dos fogos, foi bem novidade, porque eu nunca tinha visto. Também aprendi bastante sobre química, que não é uma área muito minha, gosto mais de biologia, mas acho muito interessante. A biblioteca também, eu fiquei apaixonada. Eu gostaria, tipo assim, na minha opinião, um laboratório mais amplo, e mais visitas, olhar mais os microscópios, e ver bastante bactérias, é uma parte bem legal. Também eu acho que teatro também, tipo, ver uma peça de teatro, por exemplo, eu acho muito bacana”, comentou a aluna Fernanda. “Eu achei bem interessante em todas as áreas, na verdade, mas tipo assim, algumas específicas como física, e eu acho que a química. Eu não gostava muito de química, eu não fui muito estudar, minha área é mais física e astronomia, e eu acho que a parte que eu mais gostei foi essas duas mesmo. Acho que o teatro, é uma coisa bastante importante tanto pro pessoal de Frutal como pra escola também, e eu não sabia que aqui era público. Eu achava que precisava ter que pagar para vir para cá, eu achava que aqui também era para pagar para estudar também, isso foi uma novidade pra mim. Eu estava vendo universidade fora, agora eu soube que é aqui, então quero fazer aqui também”, comentou o discente Maychael.

O projeto Feira de Ciências da UEMG Frutal realizará outras visitas guiadas, gratuitas e abertas ao público mediante agendamento, numa programação que será divulgada em breve, a partir do site www.feiradecienciasuemg.com.br. Acompanhe o projeto também nas redes sociais usando o @feiradecienciasuemgfrutal.

Endereço - FRUTAL

UEMG - Unidade Frutal